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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1010-1

Oral (Tema Livre)


1010-1

Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes: avanços na mensuração do autoconceito, autoeficácia, autoestima e valor

Autores:
Costa, B. C. G.2,1,3, Gomes, C. M. A.1, Fleith, D. S.2
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG), 2 UNB - Universidade de Brasília (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - DF), 3 CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológic (SHIS QI 1 Conjunto B - Blocos A, B, C e D, Lago Sul - Brasília.DF)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A visão que o aluno tem de si mesmo é apontada como importante fator de proteção ao desenvolvimento saudável e desenvolvimento escolar. Dentre as variáveis destacadas na literatura encontram-se o autoconceito, a autoeficácia, a autoestima, e o valor atribuído à escola. Apesar da longa trajetória de estudos, o campo ainda enfrenta limitações na definição conceitual e diferencial dos termos, bem como na mensuração desses construtos. Buscando contribuir nessa direção, o presente estudo objetivou construir e investigar evidências de validade estrutural e consistência interna da Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes, que avalia autoconceito, autoeficácia e autoestima escolar, além de valor atribuído à escola. O estudo foi realizado com 812 estudantes do ensino médio, média de idade de 16,5 anos (DP=1,25), provenientes de escolas públicas e privadas das cidades de Belo Horizonte e Viçosa, Minas Gerais. Os dados foram analisados pelas técnicas de análise fatorial confirmatória, modelamento por equação estrutural e teste de Alpha de Cronbach. O modelo estrutural proposto apresentou bom ajuste aos dados (X²= 475.299; gl=145; CFI = 0,98; e RMSEA=0,053), além disso, todas as relações estabelecidas possuem betas maiores do que 0,30. O “autoconceito escolar” (α= 0,69) teve seus itens com betas variando de 0,34 a 0,68; o fator “valor atribuído à escola” (α= 0,79) apresentou itens com betas variando de 0,49 a 0,75; os itens de “autoeficácia escolar” (α= 0,74) tiveram betas variando de 0,39 a 0,73; e “autoestima escolar” (α= 0,72) obteve itens com betas variando de 0,37 a 0,71. Os dados fornecem respaldo empírico quanto ao ajuste do modelo proposto teoricamente. A Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes mostrou-se adequada para avaliar as quatro cognições acadêmicas autorreferentes propostas: autoconceito, valor, autoeficácia e autoestima. Este instrumento representa uma contribuição para o avanço das medidas de self, apontando a possibilidade de uma definição e mensuração diferencial dos construtos.

Palavras-chave:
 autoconceito, autoestima, autoeficácia, valor, escala