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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1013-1

Poster (Painel)


1013-1

Efeitos do nível de escolarização sobre medidas de memória em população idosa

Autores:
SANTOS, M. T.;SANTOS, MARIANA TELES1, OLIVEIRA, Á. L. A. B.1, FERRAZ, D. M. S1, FELIX, L. M1, LEAL JUNIOR, R. A1
1 UFBA - IMS/CAT - Universidade Federal da Bahia (Avenida Olívia Flores, Km 1000, CEP 45031000), 2 UFBA - IMS/CAT - Universidade Federal da Bahia (Avenida Olívia Flores, Km 1000, CEP 45031000), 3 UFBA - IMS/CAT - Universidade Federal da Bahia (Avenida Olívia Flores, Km 1000, CEP 45031000), 4 UFBA - IMS/CAT - Universidade Federal da Bahia (Avenida Olívia Flores, Km 1000, CEP 45031000), 5 UFBA - IMS/CAT - Universidade Federal da Bahia (Avenida Olívia Flores, Km 1000, CEP 45031000)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: Considerando as querelas demandadas a partir do envelhecimento populacional na atualidade. Colocar-se-ia em discussão o aumento da expetativa de vida da população em paralelo às baixas taxas de natalidade, enquanto um fenômeno que vem promovendo o crescimento da população idosa sem precedentes na história da humanidade. Objetivo: Este trabalho consiste em uma investigação dos efeitos do nível de escolarização sobre o desempenho de idosos em medidas de memória. Averiguando a existência de diferenças significativas entre os grupos com dessemelhantes níveis de escolarização. Método: A amostra utilizada neste estudo é composta por 80 participantes com idade mínima de 60 anos e máxima de 89 anos, com uma média de idade de 69 anos (DP=7,44). 77,5% da amostra é composta por participantes do sexo feminino. A amostra foi dividida em três grupos de escolarização: Grupo 1 (47,5% da amostra) tem entre 0 a 4 anos de estudo, Grupo 2 (21,25%) possui de 5 a 9 anos de estudo e Grupo 3 (31,25%) tem 10 ou mais anos de estudo. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Memória Episódica (Lista e História) e o subteste do WAIS-III – Dígitos (Ordem Direta e Inversa). As análises foram realizadas com o software PSPP. Para verificar a diferença entre as médias de desempenho cognitivo entre os diferentes grupos de escolarização, efetuou-se o teste One Way ANOVA. Resultados: Os resultados do Teste Memória Lista (F = 3,63, p = 0,034 < 0,05), Teste Memória História (F = 6,24, p = 0,004< 0,05) e Dígitos (F = 3,34, p = 0,042< 0,05) foram significativos para amostra, demonstrando um aumento significativo de desempenho. Conclusão: Os achados do estudo permitem uma análise corroborativa com a literatura da área acerca da real significância do nível de escolarização sobre o desempenho de idosos em medidas de memória.

Palavras-chave:
 Treino cognitivo, Escolarização, Memória, Idosos saudáveis