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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1014-2

Poster (Painel)


1014-2

Um estudo com alunos universitários: aplicação de estratégias de estudo e uma escala de TDAH

Autores:
Adriana Gaião e Barbosa1, Juliana Karla Maia1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Cidade Universitária - Campus I - João Pessoa)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O mercado de trabalho se encontra cada dia mais competitivo e exige pessoas ainda mais preparadas. Com a finalidade de obter respostas positivas e se adaptar a esse novo contexto, é preciso que o estudante desenvolva um processo de aprendizagem cada vez mais auto-regulado e uma das maneiras empregadas para alcançar esse propósito, é através da utilização de estratégias de estudo. Esta pesquisa teve como objetivo comparar a utilização das estratégias de estudos de alunos universitários com e sem indícios da sintomatologia do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), além de investigar o funcionamento educacional anterior ao ensino superior em ambos os grupos. Para tanto, foi realizado um estudo comparativo com abordagem quantitativa de natureza descritiva na qual foi considerada a análise das respostas obtidas através da aplicação de três instrumentos: ASRS-18, Escala de Identificação de Estratégias de Estudo (SSC) e Questionário Sociodemográfico. Participaram da pesquisa 177 estudantes universitários de instituições públicas da cidade de João Pessoa, desses, 114 do sexo feminino (64,4%) e 63 masculino (35,6%) com idade entre 18 e 53 anos (Média de 21,18; DP = 4,83). Os resultados sugeriram a existência de diferenças significativas na utilização de estratégias de memorização e estratégias para a distribuição de estudo no tempo entre os grupos analisados. Acredita-se que através dessa caracterização e de conhecimentos, surjam intervenções com programas como forma de apoio mais adequado e ajustado às necessidades identificadas. É oportuno lembrar que, ao promover o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, especialmente aqueles que sentem dificuldades, estar-se-á colaborando para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e efetiva para os indivíduos que tem o TDAH ou que simplesmente apresentam outras dificuldades. Lembrando ainda, que o uso correto dos instrumentos de avaliação, possibilitam o correto manejo no momento de se tomar decisões frente a modalidades de intervenções pertinentes a cada caso.

Palavras-chave:
 TDAH, Estratégias de Aprendizagem, Avaliação