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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1018-1

Poster (Painel)


1018-1

ESCALA DE ENVOLVIMENTO ACADÊMICO: ESTRUTURA FATORIAL EM ESTUDANTES DO INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores:
Gonçalves, M. P.1, Porto, R. C.1, Santos, L. P. B.1, Souza, J. M.1, Mota, E. G.1, Nascimento, F. de J.1
1 UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Rua José de Sá Maniçoba, S/N, Campus Petrolina Centro, PE. CEP 56304-917)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Compreender o envolvimento acadêmico torna-se relevante para identificar fatores que influenciam na promoção de ambientes mais propícios e eficazes à aprendizagem. Neste sentido, o presente estudo objetivou verificar a estrutura fatorial e a consistência interna da Escala de Envolvimento Acadêmico em estudantes universitários do interior do nordeste brasileiro. Para tanto, participaram 299 estudantes, de instituições públicas e particulares, sendo a maioria de IES pública; destes 175 do sexo feminino e 124 do sexo masculino; com idades variando de 18 a 30 anos. Os estudantes eram das áreas de humanas (56%), vida (28%) e exatas (16%). A maioria dos estudantes indicou participar de atividades extracurriculares (89,6%) e estudar no turno diurno integral (64%), seguido de noturno (21%); e diurno parcial (15%). Estes responderam a Escala de Envolvimento Acadêmico e questões sóciodemográficas. Os dados foram coletados de forma online por meio da ferramenta Google Docs, porém todos os estudantes eram provenientes da região do Vale do São Francisco (Petrolina-PE e Juazeiro-BA), tendo sido recrutados por redes sociais e por e-mails disponíveis pelos próprios alunos, sendo assegurados aos mesmos todos os aspectos éticos. Os dados foram analisados por meio do SPSS 20, onde se realizou uma análise dos componentes principais (PC) com rotação promax (Kappa 1), além do cálculo do alfa de Cronbach. Os resultados indicaram ser possível proceder com a análise fatorial: KMO = 0,89; X² [(253) = 238,787; p < 0,000)]. Foram identificados dois fatores coincidindo com o estudo original, sendo estes identificados como: 1) envolvimento com atividades obrigatórias (14 itens; valor próprio = 4,62) e 2) envolvimento com atividades não obrigatórias (9 itens; valor próprio = 4,31), ambos apresentaram índices de consistência interna satisfatórios (α = 0,82 e α = 0,83, respectivamente). Sugere-se ainda a realização de análise fatorial confirmatória, a fim de confirmar a estrutura fatorial aqui encontrada.

Palavras-chave:
 Envolvimento acadêmico, Escala, Validade