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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1018-2

Poster (Painel)


1018-2

VALIDAÇÃO DA ESCALA DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA EM ESTUDANTES DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Autores:
Gonçalves, M. P.1, Porto, R. C.1, Nascimento, F. de J.1, Santos, L. P. B.1, Mota, E. G.1, Rocha, J. N.1
1 UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Rua José de Sá Maniçoba, S/N, Campus Petrolina Centro, PE. CEP 56304-917)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O estudo da motivação em estudantes faz-se necessário, visto que essa se constitui como uma fonte natural de aprendizagem, e a sua falta pode ser determinante no crescimento da evasão. Neste sentido, o presente estudo objetivou validar a Escala de Motivação Acadêmica em estudantes universitários do interior do nordeste brasileiro, sendo esta medida desenvolvida com base na Teoria da Autodeterminação. Participaram 299 estudantes, de instituições públicas e particulares, sendo a maioria de IES pública (69%); destes 58% era do sexo feminino e 42% do sexo masculino; estando 90,96% com idade entre 18 e 30 anos. Dentre estes, 10,70% eram estudantes de início de curso; 47,82% de meados do curso; e 24,74% do final do curso. A maioria deles indicou ser da área de humanas (48,82%), seguida de ciências da vida (26,42%) e de exatas (15,71%). Estes responderam a Escala de Envolvimento Acadêmico e questões sóciodemográficas. Os dados foram coletados online por meio da ferramenta Google Docs, sendo consideradas apenas respostas de estudantes da região do Vale do São Francisco (Petrolina-PE e Juazeiro-BA), que foram recrutados por redes sociais e por e-mails disponibilizados pelos próprios alunos, sendo assegurados aos mesmos todos os aspectos éticos. Os dados foram analisados por meio do SPSS 20, onde se realizou uma análise dos componentes principais (PC) com rotação varimax, além do cálculo do alfa de Cronbach. Os resultados indicaram ser possível proceder com a análise fatorial: KMO = 0,88; X² [(465) = 3921,284; p < 0,000)]. Foram identificados sete fatores, os quais correspondem às dimensões verificadas na Teoria da Autodeterminação, estes explicaram conjuntamente 60% da variância total. Porém, os três últimos fatores encontrados obtiveram índices de consistência interna meritórios variando de α=0,50 a α=0,62, o que indica a necessidade de estudos futuros sobre esta medida.

Palavras-chave:
 Motivação, Escala, Análise fatorial