Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1032-1

Oral (Tema Livre)


1032-1

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PROTOCOLO INVESTIGATIVO DE ATENÇÃO, MEMÓRIA E FUNÇÕES EXECUTIVAS

Autores:
Aguiar, AAR1
1 APAESP - Instituto Apae de São paulo (Rua Loefgren, 2109, Vila Clementino - São Paulo - SP - Brasil‎), 2 FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo - SP - Brasil)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A neuropsicologia é a uma área interdisciplinar que preocupa-se, dentre outros aspectos, com a avaliação de diferentes funções cognitivas, identificando déficits e potencialidades que poderão ser úteis na elaboração de procedimentos de intervenção, reabilitação e ações educacionais mais efetivas. Embora alguns instrumentos sejam bastante utilizados com a população com deficiência intelectual para mensuração, por exemplo do Quociente Intelectual (QI), ainda é baixo o uso de instrumentos para a avaliação específica de funções cognitivas que extrapolem a esfera da investigação do funcionamento intelectual desta população. Este estudo teve como objetivo propor um protocolo para avaliação de atenção, memória e funções executivas para adultos com deficiência intelectual com base em instrumentos já empregados com a população geral. A elaboração do protocolo tomou como base a revisão da literatura, bem como a consulta a profissionais com larga experiência clínica e de pesquisa em avaliação neuropsicológica. Os resultados indicaram baixo investimento de pesquisas com foco na população com deficiência, entre elas a deficiência intelectual, revelando uma lacuna científica importante neste segmento investigativo. Consequentemente, a investigação tanto bibliográfica como a consulta direta aos profissionais/pesquisadores revelaram incipiência de instrumentos validados para esta população, para além da avaliação dos déficits intelectuais, o que refletiu na necessidade da elaboração e proposta de um protocolo composto por instrumentos sem dados normativos para a população estudada. Considerando que na deficiência intelectual diferentes domínios cognitivos encontram-se deficitários, sendo esta uma população que pode se beneficiar dos avanços da neuropsicologia; e considerando também os achados do presente estudo, acredita-se na relevância de um olhar diferenciado e com maior atenção das pesquisas de avaliação psicológica, particularmente aquelas voltadas para a avaliação neuropsicológica de pessoas com deficiência intelectual e a validação de instrumentos para esta população.

Palavras-chave:
 Avaliação neuropsicológica, Deficiência Intelectual, Funções executivas, Atenção, Memória