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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1046-1

Oral / Poster


1046-1

Normas regionais de testes de atenção para o contexto do trânsito

Autores:
Leonardo FInelli1,2, Marlene Alves3, Thaisa Freitas2, Ellen Roque2, Cybele Cypriano3, Mayara Cantuária2, Leila Carvalho2
1 FUNORTE - Faculdades Integradas do Norte de Minas (Av. Osmani Barbosa, 11.111, Bairro JK, Montes Claros - MG), 2 FASI - Faculdade de Saúde Ibituruna (Av Nice, 99, Bairro Ibituruna, Montes Claros - MG), 3 ABCTRAN - Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito (Alameda Salvador, 1057, B. Caminho das Arvores, Salvador/BA)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A avaliação psicológica estar entre os campos de maior destaque da Psicologia. Ela contempla a única atribuição exclusiva dos psicólogos, oferecendo-lhes arcabouço de instrumentos de coleta de dados, os testes psicológicos. Tais, tomados como instrumentos, avaliam as mais diversas dimensões, sendo a avaliação da atenção apenas uma delas. Para tais avaliações, os resultados brutos dos instrumentos precisam ser significados para a atribuição de um sentido claro que expresse o funcionamento de tal traço latente. O modo mais comum de realizar tal significação é pela comparação do escore produzido pelo sujeito aos verificados em uma tabela representativa dos desempenhos de um grupo normativo. Tais tabelas devem considerar características distintas da população investigada de modo a oferecer maior acuidade no processo de investigação. Nesse sentido, essas precisam ser atualizadas periodicamente, e se possível ampliadas de modo a considerar a diversidade do funcionamento psíquico para o sexo, escolaridade, nível socioeconômico, regionalidade, entre outros que se fizerem necessários. Partindo de tal introdução, esse grupo de pesquisadores se reúne para discutir sua produção, considerando diferentes testes de atenção (TEACO, TADIM e TADIS) e em diferentes localidades (Bahia e Minas Gerais), mas em torno do eixo comum que é a avaliação pericial para o contexto do trânsito.

Resumo Apresentador 1

O projeto de pesquisa surgiu através da constatação da dificuldade apresentadas pelos candidatos que se submetem ao TADIM (Teste de Atenção Difusa para Motorista) na cidade de Janaúba-MG e região. Tendo como objetivo elaborar tabelas de percentil que contemple a região. O presente trabalho produz normas regionalizadas para a microrregião da Serra Geral, ao norte do estado de Minas Gerais, para o Teste de Atenção Difusa para Motorista – TADIM. O mesmo se justifica a partir da constatação da dificuldade apresentadas pelos candidatos que se submetem a alcançar pontuação mínima para serem considerados aptos no exame pericial para concessão da Carteira Nacional de Habilitação, quando comparados com os grupos normativos de outras regiões, conforme as tabelas previstas no manual do teste. A partir da analise de 636 testes de sujeitos de ambos os sexos, realizados em uma clínica credenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, produziu-se novo conjunto de tabelas normativas, estratificadas por escolaridade e para a população geral da região.

Resumo Apresentador 2

O teste de Atenção Discriminativa Forma 1 - TADIS-1, compõe a Bateria de Funções Mentais para Motorista – BFM-1, foi elaborado por Tonglet em 1999 com a finalidade de investigar, avaliar e mensurar um dos diferentes tipos de atenção que são utilizados por motoristas. A Atenção Discriminativa é a função mental que ao focalizar dois ou mais estímulos diferentes, precisa realizar uma separação levando em consideração somente o objeto de seu interesse e assim emitir uma resposta específica. Na segunda edição do manual do Teste (2007) constam tabelas de percentis por escolaridade, sexo e para a amostra geral. O presente estudo teve como objetivo elaborar tabelas normativas para a cidade de Salvador – BA. Trata-se de um banco de dados de uma clínica credenciada ao DETRAN-BA, do período de janeiro a setembro de 2012. A amostra constitui-se de 170 homens e 111 mulheres com idade entre 18 e 59 anos. Desses 233 realizaram avaliação psicológica com o objetivo da obtenção da primeira concessão da CNH. A escolaridade variou do ensino fundamental incompleto a pós-graduação. As análises psicométricas mostraram diferenças significantes para as variáveis, sexo (t de Student) e escolaridade (ANOVA), discriminando os grupos por graus de escolaridade. Assim como, para as categorias solicitadas de CNH. Tais resultados implicam na necessidade de criação de várias Tabelas Normativas conforme estabelecem o Conselho Federal de Psicologia.

Resumo Apresentador 3

Considerando a necessidade de normatização de procedimentos relacionados à prática da avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação – CNH, e condutores de veículos automotores, foi desenvolvido o Teste de Atenção Concentrada – TEACO-FF. Porém, as tabelas de escores/percentil dos instrumentos de avaliação psicológica, algumas vezes, parecem não estar de acordo com a realidade sócio-cultural e educacional dos motoristas e futuros condutores, o que pode ocasionar elevado números de contra indicações nos testes de atenção. Em meio a esse cenário, surge a importância de elaborar uma tabela de normas que contemple a realidade dos candidatos a CNH, adequadas as diferentes populações. Nesse sentido essa pesquisa construiu, com base nos parâmetros psicométricos de instrumentos de avaliação, novas tabelas padronizada de escores/percentil do Teste de Atenção Concentrada – TEACO-FF, para avaliação de sujeitos da região da Serra Geral, no norte do estado de Minas Gerais. A amostra foi composta por prontuários de avaliação psicológica de uma clínica de avaliação pericial para o trânsito da cidade de Janaúba/MG, constituída por 206 prontuários dos candidatos que realizaram a avaliação no período de Janeiro a Dezembro do ano de 2014. Essas ao serem comparadas as originais propostas pelo manual, indicaram diferenças estatísticas significativas o que sugere a necessidade de sua publicação para utilização pelos pares.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Normas, Testes de atenção, Regionalidade, Trânsito