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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1046-2

Oral (Tema Livre)


1046-2

Educação para o trânsito: proposta de capacitação docente

Autores:
Leonardo FInelli1,2, Angélica Mendonça2
1 FUNORTE - Faculdades Integradas do Norte de Minas (Av. Osmani Barbosa, 11.111, Bairro JK, Montes Claros - MG), 2 FASI - Faculdade de Saúde Ibituruna (Av Nice, 99, Bairro Ibituruna, Montes Claros - MG)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A educação pode ser considerada um dos principais instrumentos de transformação da realidade de uma sociedade uma vez que proporciona a conscientização dos indivíduos. A mesma deve ser considerada desde o ensino infantil até o superior. Um dos campos de formação educacional que deve ser considerado, por medida de legislação, considera a formação para o Trânsito. Isso porque a educação precoce de agentes do trânsito possibilita o desenvolvimento de hábitos e práticas adequadas e duradouras. Nesse sentido, busca-se um cidadão mais consciente e engajado nas questões relativas ao trânsito e mobilidade humana. Assim, a presente pesquisa objetivou verificar as dificuldades encontradas pelas escolas estaduais de ensino médio da cidade de Januária-MG, em especial quanto a formação dos docentes que atuarão como facilitadores e mediadores do conhecimento para os acadêmicos. Tal se justifica de modo a atender a lei que demanda a inclusão da Educação para o Trânsito como eixo transversal no processo de formação. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de campo com os profissionais de educação da rede pública estadual, para analisar a percepção desses sobre as dificuldades reconhecidas em sua formação para atuarem multiplicadores nos projetos de Educação para o Trânsito no currículo escolar como eixo transversal. Verificou-se que as principais dificuldades para a execução de tais projetos educacionais reconhece a falta de capacitação dos profissionais da educação para o tema, a inabilidade dos professores em encaixa-lo no cronograma já existente nas escolas, e a falta de programas coesos por parte da Secretaria de Educação de modo a fomentar tal processo. Conclui-se que apesar da legislação já demandar tais programas educacionais, como os mesmos ainda não são implementados, a própria formação de docentes multiplicadores fica carente e como não há novas capacitações para aqueles que já atuam com a educação, o processo de não implementação da política pública retroalimenta-se.

Palavras-chave:
 Formação Docente, Educação Transversal, Trânsito, Trânsito na escola