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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1058-2

Oral (Tema Livre)


1058-2

Investigação da memória de curto prazo e atenção seletiva em ambientes corporativo e de ensino

Autores:
Rabelo, I.S.1, Castro, N.R.2, Pascutti, Z.A.3
1 IAS - Instituto Ayrton Senna (São Paulo/SP), 2 FAVIÇOSA - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa (Viçosa/MG), 3 UNIFIL - Centro Universitário Filadélfia (Londrina/PR)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Este estudo teve por objetivo correlacionar memória de curto prazo e atenção visual por meio dos testes MEMORE que encontra-se em pesquisa de desenvolvimento e o teste EASV, já publicado, em 254 pessoas, de ambos os sexos, de 17 a 56 anos de idade, níveis de escolaridade do Ensino Fundamental incompleto até o Ensino Superior incompleto. Os agrupamentos foram investigados subdivididos em vigilantes, industriários e estudantes de um curso de psicologia. Os resultados descritivos do teste MEMORE indicaram pontuações de valores intermediários com média igual a 16,49 e desvio padrão de 2,843, sendo que destas 37 pessoas apresentaram pontuações brutas entre 10 e 13 pontos; 39 entre 20 e 24 pontos; e 178 entre e 14 e 19. O teste EASV detectou pontuação bruta média de 15,83 com desvio padrão de 4,35. Foram verificadas diferenças de média por nível de escolarização, por meio da ANOVA, obtendo-se diferenças significativas (F=8,438; df=2; p>0,001). A prova de Tukey indicou que o grupo com Ensino Fundamental obteve pior resultado quando comparado ao de Ensino Superior. Já o grupo com Ensino Médio não se diferenciou dos demais grupos. As análises obtidas pela prova t de Student apontaram desempenhos significativamente distintos na variável sexo, e também quanto à ocupação, observou-se diferenças significativas entre os vigilantes, industriais e os estudantes de psicologia. Contudo, a prova de Tukey indicou que os industriais e estudantes de Psicologia juntos apresentam melhor desempenho se comparados aos Vigilantes. Em conclusão, os dados evidenciaram relação importante entre a capacidade seletiva visual e a memória de curto prazo, uma vez que o grupo com desempenho mais alto em atenção seletiva visual obteve também maior desempenho em memória de curto termo, enquanto o grupo com baixo desempenho em atenção evidenciou menor capacidade mnemônica.

Palavras-chave:
 Memória de curto prazo, Atenção seletiva, Avaliação Psicológica, MEMORE, EASV