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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1075-1

Poster (Painel)


1075-1

Déficit de Atenção e Problemas de Aprendizagem: A Percepção dos Professores pela escala TDAH

Autores:
Wigg, C.M.D1,2, Laino, E.T1,2, Ferreira, G.F1,2, De Coster, A.M.S1,2, Gonçalves,M1,2, Filgueiras, A3
1 UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos Campus Praia Vermelha, Urca 22290-240), 2 INDC/UFRJ - Instituto de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ (Pavilhão Nilton Campos Campus Praia Vermelha, Urca 22290-240 - Rio de Janeiro -), 3 UERJ - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução:A banalização do diagnostico de TDAH aumentando o uso de medicamentos e a aplicação deste diagnóstico no ambiente escolar.Objetivo: Verificar relação entre avaliação do professor sobre a presença do Déficit de Atenção, e o desempenho de crianças com queixa de Dificuldade de Aprendizagem (DA). Metodologia:Estudaram-se 64 sujeitos, 20 meninas e 44 meninos, de 7 a 16 anos, de escolas públicas e privadas. Critérios de inclusão: Sujeitos de 06 a 16 anos de idade, com queixa de DA, matriculados regularmente em públicas ou privadas. Critérios de exclusão: Sujeitos psiquiátricos. Os casos foram atendidos pelo Setor de Neuropsicologia do Instituto de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ (INDC/UFRJ).Os responsáveis assinaram o TCLE e o estudo foi aprovado pelo Comite de Ética do INDC/UFRJ. Aplicou-se o Teste AC de Atenção Concentrada;A WISC III, para análise do indicador ACIDAS, e a Escala TDAH. Resultados: As correlações entre a Escala TDAH e os resultados dos testes foram baixas ou não significativas, com exceção do subteste Aritmética, com correlação moderada (r=0.34; p<0.05).O escore de Déficit de Atenção se correlacionou moderadamente com Problemas de Aprendizagem na mesma escala (r=0.52; p<0.05). Os subtestes da WISC-III do perfil ACIDAS apresentaram correlações de moderadas a altas entre si, variando de 0.51-Aritmética e Arranjo de Figuras; até 0.70—Semelhança e Informação. O perfil ACIDAS teve alta correlação com todos os subtestes que o compõem (entre 0.77 e 0.88)e correlação moderada com o teste AC(r=0.30).O AC se correlacionou moderadamente e negativamente com Problemas de Aprendizagem da Escala de TDAH(r=-0.31; p<0.05) e com o subteste Arranjo de Figuras do WISC-III(r=0.36; p<0.05). Conclusão: Os resultados mostraram que não houve associação entre a percepção dos professores sobre o Déficit de Atenção-conforme Escala de TDAH; e o desempenho dos sujeitos nos testes de atenção. Palavras-chave: Deficit de Atenção, Escala de TDAH, Dificuldade de Aprendizagem, Testes de Atenção.

Palavras-chave:
 Deficit de Atenção, Dificuldade de Aprendizagem, Escala de TDAH, Testes de Atenção