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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1093-1

Oral / Poster


1093-1

O método de Rorschach e sua contribuição à pesquisa em Psicologia Clínica “

Autores:
Souza, M. A.1,1, Castro, R. B.1, Basaglia, A.E.1
1 USP - Universidade de São Paulo (Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco F, sala 18)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

“ O método de Rorschach e sua contribuição à pesquisa em Psicologia Clínica “ Maria Abigail de Souza- Prof. Titular do Instituto de Psicologia – USP Rebeca Eugenia Castro- Doutora pela USP e Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Aline Basaglia- Doutora pelo Instituto de Psicologia - USP Nesta mesa pretende-se ressaltar a importância de valores normativos para a elaboração de uma avaliação quantitativa de uma importante técnica projetiva que contribui para a atribuição de um psicodiagnóstico no desenvolvimento de pesquisas clínicas. Apresenta-se aqui os trabalhos de pesquisa de três autoras com o Método de Rorschach: a primeira que teve como foco a busca de valores normativos numa amostra de 108 adolescentes brasileiros submetidos ao Rorschach, para que tais valores pudessem servir de referência para a delimitação de certas estruturas psicopatológicas na adolescência. As outras duas pesquisas abordam diferentes amostras com sujeitos adolescentes e com seus responsáveis destacando-se manifestações psicopatológicas. Numa delas a contribuição do Rorschach favorece a distinção de graus de perturbação psíquica em um grupo de adolescentes que levam a diferentes comportamentos de transgressão da lei real. E a outra pesquisa, trata de avaliação de uma mãe que, em certos aspectos da técnica, evidencia a possibilidade de haver perturbação em seu desenvolvimento emocional, passível de comprometer sua capacidade de exercer satisfatoriamente a função materna. Nestas duas últimas pesquisas a teoria psicanalítica winnicottiana pôde ser articulada com a avaliação de determinadas dimensões no Rorschach, ressaltando sua importância como instrumento que contribui para o aprofundamento do processo psicodiagnóstico.

Resumo Apresentador 1

Dados Normativos Brasileiros do Rorschach na Adolescência Maria Abigail de Souza- Prof. Titular - Instituto de Psicologia-USP Tatiana Tung Gerencer - Doutora pelo Instituto de Psicologia-USP Juliana Sato-Psicóloga pelo Instituto de Psicologia-USP Vinicius F. David- Psicólogo do Instituto de Psicologia-USP Introdução: O Método de Rorschach mantém-se como uma das técnicas projetivas mais utilizadas pelos psicólogos clínicos, o qual favorece a apreensão da dinâmica do conjunto da personalidade. Considera-se essencial o estabelecimento de normas para sua utilização no âmbito profissional, principalmente aquelas ligados ao meio cultural. Objetivo: Este estudo teve por objetivo estabelecer normas para o Rorschach em adolescentes, no sistema francês (Escola de Paris), para permitir sua utilização na prática profissional de psicólogos. Método: A amostra constituiu-se de 108 sujeitos de 12 a 17 anos completos, distribuídos equitativamente entre ambos os sexos, representados em três categorias, conforme o nível de escolaridade dos pais. A análise dos dados baseou-se em estudo da Universidade Paris Descartes, com a qual estabeleceu-se um intercâmbio Resultados: Serão apresentados os resultados normativos dos valores médios utilizados em um Psicograma de Rorschach: o número de respostas (R); os percentuais das Localizações (G%, D%, Dd% e Dbl%); dos Determinantes Formais (F%, F+%, F% ampliado e F+% ampliado); dos principais Conteúdos (H%, H% ampliado, A% e A% ampliado) e o número de Banalidades. No tratamento estatístico realizado encontrou-se diferenças significativas no número médio total de respostas, produzidas pelos adolescentes cujos pais apresentavam escolaridade superior. Os percentuais das localizações G e D, dos adolescentes do sexo masculino apresentaram maior G% e menor D% do que as adolescentes do sexo feminino, permanecendo similares em relação ao Dd% e Dbl%. Nos demais resultados, não houve diferenças significativas. Conclusão: Comparações entre pesquisas com o Rorschach em adolescentes do Brasil, França e Turquia, possibilitou observar diferenças e similaridades entre estas culturas, como também destacar os valores normativos de adolescentes brasileiros. Tais valores serão úteis na realização de processo psicodiagnóstico, tanto na prática clínica individual, quanto na pesquisa de grupos, favorecendo uma compreensão mais ampla e dinâmica da personalidade. Palavras chave: Rorschach - normas – adolescência Agradecimentos à FAPESP pelo apoio financeiro a este Projeto sob o n° 09/ 54180-4.

Resumo Apresentador 2

Adolescência em conflito com a lei: (ainda) uma preocupação em saúde mental Rebeca Eugênia Fernandes de Castro – Psicóloga Judiciária da Vara de Infância do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Doutora em Psicologia Clínica - USP Maria Abigail de Souza – Professora Titular do Instituto de Psicologia da USP Introdução:Não faltam evidências na literatura apontando uma estreita relação entre o envolvimento de adolescentes com o universo infracional e o histórico de constituição de suas subjetividades, associado a fatores de risco como vulnerabilidade socioeconômica, ruptura de vínculos, dependência química na família, transtornos mentais dos cuidadores, dentre outros. Objetivo e Método:Este trabalho consiste em uma análise qualitativa de dados obtidos por meio de entrevistas, leitura de processos infracionais e aplicação do Método de Rorschach a 30 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (liberdade assistida e/ou prestação de serviços à comunidade). Todos eram acompanhados pelo Centro de Referência Especial de Assistência Social - CREAS em um município da Grande São Paulo. As entrevistas foram categorizadas, assim como as informações provenientes dos autos, enquanto as respostas ao Teste de Rorschach foram codificadas e avaliadas de acordo com o método francês (Escola de Paris). A concepção winnicottiana de tendência antissocial permeia a análise dos dados, por considerar a existência de pontos críticos no desenvolvimento emocional como fator de influência para os conflitos com a lei. Resultados:Os resultados mostram empiricamente as consequências de um cuidado insuficiente, revelando um funcionamento psíquico marcado por defesas ineficazes e um frágil senso de realidade. Conclusão:Nesse sentido, não há como não questionar a ausência de intervenções em saúde mental durante a execução das medidas socioeducativas em meio aberto, tendo em vista que são justamente as transformações do funcionamento subjetivo que irão, concretamente, contribuir para a prevenção de reincidências, possibilitando a esses adolescentes a capacidade de relacionar-se sem que o outro seja percebido como ameaça. Palavras-chave: Rorschach – adolescência - antissocial

Resumo Apresentador 3

Avaliação e intervenção em mãe de adolescente adicto a drogas: facilitador para o tratamento em adicções? Aline Esteves Basaglia – Doutora pela USP Maria Abigail de Souza – Prof. Titular do IPUSP Introdução: A teoria winnicotiana considera ponto crucial para o desenvolvimento saudável do indivíduo uma maternagem suficientemente boa. Experiências provenientes de uma maternagem insatisfatória podem não propiciar o desenvolvimento adequado dos fenômenos transicionais, resultando em um terreno fértil para o fenômeno da adicção. Objetivo: Diante da escassez de estudos diretamente com mães de paciente adicto, este é um estudo de caso de avaliação e intervenção psicoterapêutica em uma mãe de adolescente adicto a drogas, a fim de descrever seu funcionamento psíquico e intervir em possíveis aspectos que estariam prejudicando o exercício da função materna. Método: A mãe em questão tinha um filho adolescente atendido em psicoterapia por adicção a drogas. Para compreensão do funcionamento psíquico materno, além de entrevista psicológica, aplicou-se os instrumentos Método de Rorschach (Escola de Paris) e a EDAO (Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada), analisando-os quantitativa e qualitativamente. Em seguida, realizou-se intervenção psicoterapêutica com embasamento psicanalítico. Resultados: Os resultados mostraram um funcionamento psíquico imaturo, frágil controle emocional, ansiedade, repetição de vivências geradoras de sofrimento, falhas de adaptação no âmbito afetivo-sexual e fantasias infantis operantes que traziam conflitos em sua vida diária. Apresentou partes preservadas no desenvolvimento, como flexibilidade cognitiva e interesse pelas relações humanas. Avaliou-se que características de seu funcionamento poderiam prejudicar uma maternagem suficientemente boa, podendo beneficiar-se de uma intervenção psicoterapêutica para auxiliar seus aspectos geradores de conflitos. A intervenção feita foi de um ano e três meses, evidenciando-se diminuição de reações automáticas e impulsivas baseadas em sentimentos de culpa gerados em vivencias precoces; como também passou a avaliar melhor suas experiências, facilitando encontrar solução para os conflitos diários. Conclusão: O funcionamento apresentado pela mãe não parecia favorecer o desenvolvimento adequado de seu filho, tendo em vista suas próprias dificuldades. Contudo, a intervenção psicoterapêutica foi benéfica por ampliar a percepção e melhorar o manejo de seus conflitos. Palavras-chave: mães – adolescência – adiccão a drogas – processo psicodiagnóstico

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Rorschach, psicodiagnóstico, normas, antissocial, psicanálise winnicottiana