Poster (Painel)
222-2 | O Psicodiagnóstico e a Abordagem Psicanalítica em uma Clínica-escola | Autores: | TRINDADE, C. M. C.K.1, Lacerda, B. C.1 1 CIPT - Contemporâneo |
Resumo: Resumo Geral
Introdução: o processo do psicodiagnóstico compreende-se pela identificação de forças e fraquezas no funcionamento psicológico pertencente ou não à existência de psicopatologia do indivíduo. Este processo levanta previamente hipóteses testáveis, utilizando técnicas e testes psicológicos. É limitado no tempo devido ao plano de avaliação, estipulando um número aproximado de sessões. As estratégias aplicam-se a uma diversidade de abordagens teóricas, sendo uma delas a psicanalítica. A psicanálise valoriza a relação de transferência e contratransferência, utilizando-se de sua teoria para melhor entendimento psicodinâmico do paciente. Objetivo: discutir com base na revisão da literatura a temática do psicodiagnóstico na abordagem psicanalítica, além de apresentar o trabalho realizado por psicólogas especialistas em avaliação psicológica na clínica-escola Contemporâneo: Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade. Método: revisão de aportes teóricos referentes a temas sobre psicodiagnóstico, o seu processo e a abordagem psicanalítica. Resultados: o processo do psicodiagnóstico com base na psicanálise configura-se além da aplicação dos testes psicométricos quanto os projetivos, mas no entendimento do conteúdo latente, no motivo manifesto da avaliação, bem como nas ansiedades e nos mecanismos de defesas que o paciente apresenta durante a avaliação. Conclusões: o psicodiagnóstico com embasamento psicanalítico permite a compreensão psicodinâmica do paciente em seus aspectos inconscientes, assim como o entendimento de sua personalidade, de sua estrutura e funcionamento. Desta forma, o psicólogo que realiza a avaliação poderá possibilitar o uso de estratégias de planejamento terapêutico que melhor se ajuste ao paciente.
Palavras-chave: Psicodiagnóstico, Processo, Psicanálise |