Oral (Tema Livre)
252-1 | Relações entre Fontes de autoeficácia, autoeficácia para escolha profissional e comportamento exploratório | Autores: | CUNHA, T.D.1, Rodolfo Ambiel1 1 USF - Universidade São Francisco |
Resumo: Resumo Geral
A Teoria Social Cognitiva de Desenvolvimento de Carreira tem o intuito de estudar três etapas deste processo que são os interesses profissionais, as escolhas acadêmicas e profissionais e o desempenho nessas atividades. Um dos construtos centrais deste modelo é a autoeficácia, que se relaciona com outras variáveis nesta composição teórica. Assim, o presente estudo buscou testar o modelo teórico da autoeficácia neste contexto, verificando a sua relação com as fontes de autoeficácia como preditoras das crenças de autoeficácia e destas como antecedentes dos comportamentos exploratórios vocacionais. Os participantes foram 388 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares do interior de São Paulo, sendo 61,6% do sexo feminino e 38,4% do masculino, a idade variou entre 14 e 19 anos (M=15,9; DP=1,0). Foram aplicadas a Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP), a Escala de Exploração Vocacional (EEV) e a Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional (EFAEP). Nos resultados desta pesquisa as fontes de autoeficácia predisseram as crenças, destacando-se as fontes de aprendizagem vicária (Beta=0,448) e experiência pessoal (Beta=0,489) como as principais preditoras e as crenças de autoeficácia se apresentaram como antecedentes dos comportamentos exploratórios. Nota-se que o principal objetivo do estudo foi alcançado, já que o modelo teórico testado foi observado, com as fontes de autoeficácia predizendo as crenças e estas antecedendo os comportamentos exploratórios vocacionais, o que vai de encontro com a Teoria Social Cognitiva do Desenvolvimento de Carreira.
Palavras-chave: autoeficácia, comportamento exploratório, escolha profissional, escolha vocacional
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