Oral (Tema Livre)
262-2 | Evidências de Validade do Instrumento Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças informatizado - TAPOC-i | Autores: | DE, C.M.1, Claudia Bandeira2, Claudia Giacomoni1 1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 UNILASALLE - Centro Universitário La Salle |
Resumo: Resumo Geral
O otimismo refere-se às expectativas positivas que o indivíduo tem em relação ao futuro. O Brasil ainda carece de instrumentos para avaliar otimismo em crianças. Este estudo teve por objetivo adaptar o instrumento Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças (TAPOC) no formato papel e lápis para a versão informatizada. Além disso, verificar as evidências de validade e fidedignidade desta versão. A TAPOC é um instrumento para avaliar o otimismo em crianças, entre quatro e oito anos de idade, que estão em processo de alfabetização. É composto por 12 historietas, cada uma com três pranchas pictóricas, sendo uma prancha estímulo com a situação enredo e duas pranchas desfecho, uma otimista e outra pessimista. A adaptação do instrumento ocorreu em etapas. A primeira etapa consistiu no desenvolvimento do software para adaptação da TAPOC, seguida da avaliação da versão informatizada por experts na área e realização de estudo piloto com uma amostra de 10 crianças, com características da população-alvo. No estudo piloto, foi possível verificar o entendimento das crianças e funcionamento do software. A etapa de testagem empírica da versão informatizada foi realizada em amostra composta por 244 crianças (55.2% meninos e 44.8% meninas) entre quatro e 10 anos de idade (M = 7.21 anos; DP = 1.61) de escolas públicas e privadas (54.6%) da região Sul e Nordeste do país. Análises estatísticas foram realizadas para investigar evidências de validade convergente com a Youth Life Orientation Test (YLOT). Foi encontrada uma correlação positiva e significativa (r = 0.261, p < 0,001). A estrutura fatorial da versão informatizada foi verificada e mantida.
A TAPOC-i apresentou consistência interna considerada satisfatória 0.72. O valor obtido no instrumento formato papel e lápis foi 0.79. Resultados indicam que a TAPOC-i apresenta propriedades psicométricas adequadas em relação ao formato papel e lápis.
Palavras-chave: otimismo, avaliação informatizada, TAPOC-i, crianças
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) |