Poster (Painel)
450-1 | Estudo Exploratório dos Estilos Intelectuais e das Estratégias de Aprendizagem no Ensino Fundamental | Autores: | HUSS, Eduardo Y.1, OLIVEIRA, Katya L. de1, BURIOLA, Hellen1, INÁCIO, Amanda L. M. 1, TRASSI, Angélica P.1 1 UEL - Universidade Estadual de Londrina |
Resumo: Resumo Geral
A literatura científica aponta haver associação entre o modo preferencial da pessoa estudar e as estratégias que a mesma emprega em sua aprendizagem. Assim o presente estudo teve por objetivo avaliar os estilos intelectuais e as estratégias de aprendizagem nos alunos do Ensino Fundamental. Participaram 123 alunos matriculados do 2º ao 9º anos do ensino fundamental público do norte do estado do Paraná. Foi empregada a Escala de Estratégias de aprendizagem - EAVAP-EF e do Inventário de Estilos de Pensamento-Revisado II (TSI-R2) ambos os instrumentos foram aplicados individualmente em horário previamente agendados nos alunos que juntamente com seus pais e responsáveis consentiram em sua participação. Os resultados indicaram que na EAVAP-EF que os alunos mais novos utilizam mais as estratégias cognitivas, no caso do estilos intelectuais os alunos mais novos demonstraram alguns estilos particulares como o conservador e o monárquico que são mais marcados por posições mais rígidas e centralizadoras. Também houve correlação entre a escala de estratégias de aprendizagem e os estilos intelectuais. Como a amostra era pequena e o presente estudo exploratório, novos estudos estão em desenvolvimento, especialmente aquele que afere evidências de validade ao TSI-R2 no contexto nacional.
Palavras-chave: Estilos Intelectuais , Estratégias de Aprendizagem , Ensino Fundamental, Estudo Exploratório
Agência de fomento: Universidade Estadual de Londrina |