Oral (Tema Livre)
568-1 | Desafios da avaliação psicológica infantil no contexto de abrigamento: perspectivas psicanalíticas para a psicoterapia
| Autores: | GARCIA, L.1 1 PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Resumo: Resumo Geral
Introdução:
A avaliação psicológica dentro do referencial psicanalítico, se configura como um procedimento clínico que objetiva conhecer determinadas dimensões psicológicas a fim de encontrar soluções aos problemas previamente definidos.
No contexto de abrigamento infantil há grande demanda para psicoterapia, devido aos traumas profundos que fragilizaram significativamente o psiquismo destas crianças. Winnicott(1965c/1982) enfatiza a importância de se realizar uma avaliação individual e social ao longo de todo processo psicoterapêutico, a fim de detectar o grau de maturidade emocional do paciente, e delinear a ação terapêutica adequada, com vistas às adequações no setting.
Objetivo: Elencar os desafios da avaliação no contexto do abrigamento
Na prática, interpõe-se inúmeros obstáculos para efetuar uma anamnese com pais ou responsáveis das crianças institucionalizadas, e reconstituir os fatos relevantes da trajetória infantil até o momento da psicoterapia. Alguns se recusam expressamente, outros, não comparecem aos encontros marcados para a realização da entrevista. Algumas hipóteses são levantadas para justificar a resistência em oferecer informações: dificuldade de recordar eventos significativos da vida dos filhos devido à drogadição e/ou alcoolismo ou por estar ausentes, não participando efetivamente do cuidado; temor em divulgar acontecimentos da vida da criança que revelem sua insuficiência enquanto cuidadores complicando o desacolhimento delas e sua situação perante à Justiça. Diante desta limitação, redirecionou-se o foco de investigação para os dados do abrigamento e dinâmica familiar fornecidos pelos funcionários da Casa de Acolhida. O método escolhido para analisar os dados são os estudos de caso com crianças abrigadas.
Resultados e Conclusão:
No momento de avaliação é importante considerar, independente da técnica empregadas (hora de jogo, jogo do rabisco, procedimento desenho – estória) que estes indivíduos desenvolveram um padrão de relacionamento baseado na desconfiança, e por esse motivo, é necessário estabelecer um bom rapport, respeitar sua singularidade e hesitação para propiciar a emergência do gesto espontâneo no setting.
Palavras-chave: Avaliação Psicológica, crianças abrigadas, Psicoterapia Psicanalítica, Winnicott
Agência de fomento: CNPq |