Poster (Painel)
669-2 | Funções Executivas: Relatos de Pais, Professores e Desempenho de Crianças do Sertão do Piauí | Autores: | Gabriel Rodriguez Brito1, Bruna Tonietti Trevisan1, Camila Barbosa Riccardi Leon1, Mariana Pinheiro Bonfim2, GOTUZO, A.1 1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2 INS - Instituto Novo Sertão |
Resumo: Resumo Geral
As funções executivas são habilidades cognitivas complexas e estão relacionadas ao comportamento direcionado a metas. Estudos têm evidenciado sua importância para desempenho escolar e saúde mental ao longo do desenvolvimento, inclusive durante a idade pré-escolar. Em crianças, têm sido avaliadas por meio de testes de desempenho e escalas preenchidas por pais/professores. Porém, a literatura tem demonstrado que a concordância entre diferentes tipos de medidas psicológicas e entre diferentes respondentes é, no máximo, moderada. Este estudo investigou: a concordância entre pais e professores em escalas de avaliação de FE, e as relações entre as pontuações nas escalas e o desempenho de crianças em teste de funções executivas. Participaram 52 crianças (idade média=4,76a) do Ensino Infantil de uma escola pública de uma cidade do Sertão do Piauí, bem como seus pais e professores. Pais e professores responderam ao Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento (IFERA-I). As crianças responderam ao Teste de Trilhas para Pré-escolares (TTP), Simon Task e Go/No-go Task. Houve correlações significativas, baixas a moderadas, entre respostas de pais e de professores no IFERA-I. Foram encontradas correlações, de baixas a moderadas, entre resultado das crianças nos testes de desempenho em funções executivas (TTP, Simon Task e Go/No-go Task) e respostas dos informantes. Portanto, houve concordância, em geral baixa, entre escalas e teste de desempenho, assim como entre respostas de pais e de professores, corroborando a importância de considerar diferentes fontes de informação na avaliação infantil.
Palavras-chave: Funções Executivas, Avaliação neuropsicológica, Instrumento de relato
Agência de fomento: CAPES, CNPq |