Poster (Painel)
672-1 | Metodologia ativa de ensino e técnicas expressivas de orientação analítica | Autores: | FAMELLI, J.C.1, Chierrito, Eduardo de Arruda1, Milani, Rute Grossi1 1 UNICESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO CESUMAR |
Resumo: Resumo Geral
As técnicas expressivas são consideradas um recurso facilitador no decorrer da prática clínica e de avaliação psicológica, por apresentarem aspectos latentes do indivíduo, como sentimentos, emoções, símbolos e demais conteúdos. Todavia o ensino de técnicas expressivas é um desafio na formação acadêmica, uma vez que apresentam a liberdade de materiais e instruções. Dessa maneira, o referencial teórico e o alinhamento estrutural garantem a autonomia do uso dos instrumentos de maneira adequada. Uma das abordagens que utiliza tais ferramentas é a Psicologia Analítica que têm por base epistemológica a psicodinâmica e o método de amplificação para a compreensão fenomenológica dos dados obtidos, além de um amplo arsenal de técnicas expressivas próprias, como a caixa de areia e a mandala. A fim de esclarecer os aspectos teóricos que embasem tais práticas, este trabalho buscou articular a metodologia ativa de ensino com a apresentação das principais técnicas utilizadas por esta vertente, como a caixa de areia, a mandala, a imaginação ativa, os recursos teatrais ou psicodramáticos e as técnicas literárias. O aprendizado foi mediado, por uma oficina e rodas de discussão, no projeto de ensino em Psicologia Analítica, que abrange profissionais e acadêmicos de Psicologia. Esta proposta possibilitou o pensamento crítico e criativo, ilustrando alternativas de intervenção ao longo da psicoterapia. A metodologia ativa de ensino é uma proposta que articula o conhecimento prévio, a experiência e a criticidade na aprendizagem de tais recursos e estimula um conhecimento concreto e inovador.
Palavras-chave: avaliação psicológica, métodos de ensino, psicoterapia
Agência de fomento: UNICESUMAR |