Visite o site do IBAP

EVENTO REALIZADO

TIPOS DE ATIVIDADES DO CONGRESSO

Pré-Congresso

Curso de 8 horas sobre temática relevante para a prática e pesquisa em Avaliação Psicológica, ministrado por expert no tema, que ocorre um dia antes do início oficial do Congresso. Esse curso tem valor extra a ser pago pelo participante.

Conferência de Abertura

Palestra durante a abertura sobre alguma temática relacionada à Avaliação Psicológica com duração de 30 minutos.

Conferências Internacionais

Palestras ministradas pelos convidados internacionais nas quais os participantes podem, ao final, realizar perguntas ao palestrante sobre o tema abordado. Duração de 1 hora e 30 minutos.

Mesas-redondas

Apresentação de pesquisas ou discussão de questões teóricas sobre a prática e ciência na Avaliação Psicológica, propostas por pesquisadores que constroem juntos o que será abordado mantendo um encadeamento das falas da apresentação que necessariamente precisam ser associadas umas com as outras. A mesa é composta por 3 ou 4 pessoas,  e ao final há espaço para a discussão com os participantes. Duração de 1 hora e 30 minutos.

Apresentações Orais

Apresentação de pesquisas nas quais cada apresentador tem 15 minutos para expor. Cada espaço de apresentação oral é composto por 6 participantes que enviam as propostas de forma independente dos demais que comporão o momento da apresentação. No entanto, as pesquisas são da mesma temática ou próxima. Duração de 1 hora e 30 minutos

Painéis

Exposição das pesquisas em formato de pôster que fica alocado em espaço destinado somente para essa modalidade, permanecendo os trabalhos durante o dia todo daquele designado para sua exposição. O apresentador do pôster tem um horário dentro da programação (duração de 1 ou 2 horas) que precisa ficar ao lado do seu trabalho para tirar dúvidas dos participantes que visitam esse local.

Workshops

Essa atividade consiste em algum tema muito específico, ministrado por um especialista renomado nesse tema, com aplicações mais práticas. Duração de 4 horas.

Debates Polêmicos

Discussão de temas na avaliação psicológica com caráter mais polêmico, por exemplo, abertura dos testes psicológicos para outros profissionais. Então, três especialistas nesses temas irão abordar pontos que tendem a gerar posicionamentos muito diferentes e que ainda precisam ser mais bem trabalhados, definidos, compreendidos na área da Avaliação Psicológica.

Minicursos

Cursos com 4 horas de duração que ocorrem no primeiro dia do Congresso, são ofertados na parte da manhã e da tarde, então os participantes podem desfrutar de dois minicursos, sendo o primeiro gratuito e o segundo pago.

Hot Topics

Bate-papo com pesquisadores internacionais sobre temáticas controversas, polêmicas e/ou atuais da Avaliação Psicológica. Duração 1 hora e 30 minutos.