A regulação emocional é o processo consciente de comportamentos, sentimentos e emoções na busca do alcance de um objetivo. A inclinação e resiliência para concluir um objetivo quanto o lado mais emocional desse construto são ligados a desfechos positivos em saúde, bem estar e relacionamentos, além de prevenir e diminuir estados depressivos, ansiosos e comportamentos agressivos.
Para a avaliação da regulação emocional, existem dois principais modelos: o Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS) e do Emotional Regulation Questionnaire ERQ). O primeiro identificada as dificuldades em regular as próprias emoções e é dividido em quatro fatores. Já o segundo, possui dois fatores ligados tanto à emoções positivas e negativas. O estudo de Helder Henrique Viana Batista e Ana Paula Porto Noronha buscou revisar a literatura brasileira do tema, através da plataforma SciELO, com um enfoque nos instrumentos utilizados.
Highlights:
Referência:
Batista, Helder Henrique Viana, & Noronha, Ana Paula Porto. (2018). Instrumentos de autorregulação emocional: uma revisão de literatura. Avaliação Psicológica, 17 (3), 389-398. https://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1703.15643.12