A leitura de palavras é uma habilidade essencial para diversas atividades do cotidiano, sendo crucial o seu uso eficiente. Além da importância de seu ensino, é fundamental realizar avaliações do desempenho nessa tarefa. Nesse cenário de avaliação, o Teste de Desempenho Escolar (TDE) busca avaliar a aprendizagem de forma ampla, fornecendo objetivamente uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar (leitura, escrita e aritmética). O subteste de Leitura do TDE tem como finalidade avaliar de forma breve a capacidade de ler palavras. Tendo em vista a necessidade de atualizar as normas de instrumentos de avaliação psicológica, o estudo teve por objetivo apresentar o processo de desenvolvimento do subteste de Leitura do TDE-II, bem como verificar evidências relacionadas ao conteúdo e à estrutura interna do teste, além de aferir parâmetros de fidedignidade.
Highlights
Referência:
Athayde, M. L., Mendonça Filho, E. J., Fonseca, R. P., Stein, L. M., & Giacomoni, C. H. (2019). Desenvolvimento do Subteste de Leitura do Teste de Desempenho Escolar II. Psico-USF, 24(2), 245-257. DOI: 10.1590/1413-82712019240203
Link para acesso ao artigo completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000200245&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt