Português Inglês Espanhol

O Desenvolvimento da Avaliação Psicológica no Brasil: Avanços Históricos e Desafios

03/09/2019

A Avaliação Psicológica é uma área da Psicologia em que o foco é compreender o funcionamento do indivíduo. A partir desta premissa, pensa-se como será realizada essa análise do indivíduo quanto as suas características psíquicas e comportamentais. No Brasil, a Avaliação Psicológica teve início no início do século XX com a criação de Centros de Psicologia Aplicada, conhecidos como laboratórios, mas que não eram o que conhecemos como tal atualmente. Durante este percurso até a atualidade, a área viveu fases que variaram de críticas negativas e negação do uso dos testes até a sua ascensão baseada em desenvolvimento técnico, científico e profissional, como o que está ocorrendo.

 

Highlights

  • As primeiras medidas psicológicas estavam relacionadas a medidas fisiológicas em estudos internacionais.
  • Os primeiros Centros de Psicologia Aplicada ou similares foram criados no início do século XX em São Paulo, Recife e Minas Gerais por iniciativa de profissionais de outras áreas da saúde e/ou educação.
  • O primeiro teste foi criado por Lourenço Filho e se propunha a mensurar medidas escolares (Teste ABC de Prontidão Escolar). Praticamente na mesma época, publicaram-se livros importantes para este início, estando relacionados à metodologia dos testes psicológicos ou a construtos, como a inteligência.
  • O primeiro periódico científico foi o Arquivos Brasileiro de Psicotécnica, posteriormente renomeado de Arquivos de Psicologia.
  • A área de Orientação Profissional foi um dos impulsionadores do desenvolvimento de instrumentos de Avaliação Psicológica por ter conseguido apoio de entidades governamentais.
  • A organização dos profissionais de Avaliação Psicológica em sociedades científicas, bem como o apoio dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia, possibilitaram o desenvolvimento atual da área. Pois, promoveu um esforço em formar docentes e profissionais mais qualificados e preocupados com a construção de instrumentos que seguissem diretrizes internacionais, além de criar o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), um grande marco para o aumento da qualidade dos instrumentos de avaliação.
  • A perspectiva futura é a incorporação de técnicas contemporâneas de avaliação, como a utilização da Teoria de Resposta ao Item, testes adaptativos, entre outros.

 

Referência:

Wechsler, S. M., Hutz, C. S., & Primi, R. (2019). O desenvolvimento da avaliação psicológica no Brasil: Avanços históricos e desafios. Avaliação Psicológica18(2), 121-128.

Acessar em:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712019000200003