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Escala de Satisfação com a Vida: Evidências de validade e precisão junto de universitários portugueses

16/10/2019

A satisfação com a vida (SV) refere-se ao nível de contentamento que é percebido pelo sujeito quando pensa sobre as várias áreas da sua vida. O principal instrumento usado internacionalmente para avaliar a SV é a Escala de Satisfação com a Vida (ESV). Um instrumento que apresenta boas propriedades psicométricas em termos de estrutura fatorial e de consistência interna dos itens em vários países. Em Portugal, a ESV foi adaptada na década de 1990. O objetivo deste artigo é apresentar dados atualizados sobre o funcionamento da ESV junto da população universitária portuguesa.

 

Highlights

  • Amostra constituída por 545 estudantes universitários portugueses (29,4% homens, idade entre 17 e 59 anos), cursando o 1º semestre do ano escolar de seu curso, provenientes de uma universidade pública no norte de Portugal.
  • Instrumentos utilizados: Escala de Satisfação com a Vida e a Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS).
  • A análise do alfa de Cronbach indicou que a escala apresenta índice adequado de consistência interna dos itens.
  • As saturações dos itens no único fator isolado reforçam a unidimensionalidade dos itens.
  • As cargas fatoriais dos itens apresentam valores satisfatórios e próximos aos valores encontrados no estudo original americano.
  • A análise fatorial confirmatória multigrupo indicou nível de invariância apenas configural, ou seja, os resultados de homens e mulheres nesta amostra não são comparáveis. Diferente deste resultado, há evidências de invariância escalar de satisfação de vida no Brasil entre homens e mulheres com a mesma escala. 

 

Referência:

Reppold, C., Kaiser, V., Zanon, C., Hutz, C. S., Casanova, J. R., & da Silva Almeida, L. (2019). Escala de Satisfação com a Vida: Evidências de validade e precisão junto de universitários portugueses. Revista de estudios e investigación en psicología y educación6(1), 15-23. https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.1.4617

Acessar em:

http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2019.6.1.4617