Português Inglês Espanhol

Psychopath Checklist: Youth Version psychometric properties in an Item Response Theory polytomous model

24/06/2020

Transtornos de personalidade consistem em padrões persistentes de comportamentos que se desviam das expectativas culturais. A Psicopatia é considerada um transtorno de personalidade caracterizado por problemas afetivos e comportamentais que podem estar relacionados à criminalidade, apesar desses atos não definirem o transtorno. Outras características marcantes do transtorno são: senso de grandiosidade, autocentrado, habilidade de manipular outras pessoas, emoções intensas, falta de empatia, falta de remorso e irresponsabilidade.

Um dos instrumentos possíveis de se utilizar é a Psychopath Checklist: Youth Version no caso de adolescentes como forma de rastreio de sintomas e mensurar em domínios, como afeto, relação interpessoal e características comportamentais. O objetivo do estudo é verificar a estrutura fatorial do instrumento e analisar a possibilidade de uma versão breve para aplicação rápida.

 

Highlights

  • A amostra foi composta por 255 adolescentes do sexo masculino em conflito com a lei enquanto cumpriam medidas socioeducativas com idade entre 12 e 19 anos.
  • O instrumento é composto por uma entrevista estruturada e uma escala likert de 3 pontos, variando desde a ausência até a presença total de cada um dos traços.
  • As análises estatísticas escolhidas foram a Teoria de Resposta ao Item e Modelo de Crédito Parcial Generalizado.
  • Após as análises, verificou-se que 12 dos 20 itens possuem capacidade de discriminação satisfatória, sendo os de maiores cargas itens como “falta de remorso” e “falta de empatia”.
  • Uma versão mais curta do instrumento pode oferecer níveis de discriminação interessante.
  • Devido aos resultados, não é adequado para uso clínico.

 

Referência:

Ferraz, R. C., Moreira Junior, F. de J., Vargas, F. de, Hoffmeister, F. X., Gauer, G. J. C., & Vasconcellos, S. J. L. (2020). Psychopathy Checklist: Youth Version psychometric properties in an Item Response Theory polytomous model. Estudos de Psicologia (Campinas), 37. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e180076

Acessar em:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100702&tlng=en