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Instrumentos de Avaliação no Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática

07/07/2020

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que costuma ser reconhecido durante o segundo ano de vida, 12 a 24 meses, cujos sinais podem incluir atrasos precoces no desenvolvimento ou perda de habilidades adquiridas anteriormente. Sua origem é multifatorial, sendo necessário examinar e compreender aspectos do perfil genético familiar, social e emocional no qual o indivíduo está inserido. O diagnóstico do TEA é fundamentalmente clínico, nesse sentido, os instrumentos de triagem, escalas e avaliações vem se mostrando necessários no processo diagnóstico. Diante da sua relevância e da necessidade de aprofundamento investigativo sobre o tema na realidade do Brasil, procurou-se realizar revisão sistemática da literatura a respeito dos instrumentos de avaliação psicológica desse tipo de transtorno.

 

Highlighs

  • Nenhum estudo utilizou os educadores como fonte para a coleta de informações dos instrumentos.
  • Apenas a Escala de Responsividade Social (ERS-2) é construída de acordo com os critérios diagnósticos do DSM-V, os demais são estruturados nas versões anteriores do manual.
  • Os instrumentos, em sua maioria, advêm de estudos de outros países. Quatro estudos descrevem objetivos de tradução para o idioma português brasileiro e a adaptação transcultural.
  • No que tange a idade alvo dos instrumentos, verifica-se que a menor idade encontrada é de dois anos e a maior de 18 anos
  • Adverte-se que o uso de instrumentos implica a existência de direitos autorais, e os estudos de validação podem não ser liberados para uso no ambiente clínico ou projetos de investigação
  • Os instrumentos mencionados ainda não foram submetidos ao SATEPSI para uso profissional do psicólogo, tampouco são comercializados, estando disponíveis apenas em trabalhos científicos.

 

Referência:

Silva, C. C., & Elias, L. C. D. S. (2020). Instrumentos de Avaliação no Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática. Avaliação Psicológica19(2), 189-197. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712020000200010