Português Inglês Espanhol

Adaptação e Validação da Escala de Perfeccionismo Almost Perfect Scale – Revised para o Português Brasileiro

10/11/2020

O perfeccionismo é considerado uma característica multidimensional da personalidade que possui aspectos relacionados a desfechos negativos e positivos. É definido como uma tendência pessoal à definição e busca de padrões de desempenho extremamente elevados ligados a um excesso de autocriticismo. Alguns desfechos relacionados a saúde mental são: transtornos ansiosos, depressão, transtornos alimentares, transtornos de personalidade obsessivo-compulsiva, além de pior resposta aos tratamentos psicoterápicos. A Almost-Perfect Scale-Revised (APS-R) é uma escala que avalia o perfeccionismo a partir de um fator geral e também a subdomínios, como Padrões, Ordem e Discrepância. Importante ressaltar que não é uma escala validada para a população brasileira. Então, o objetivo do estudo era traduzis, adaptar culturalmente e levantar propriedades psicométrica da APS-R para uma amostra de estudantes universitários brasileiros (adultos emergentes).  

 

Highlights

  • O Estudo 1 corresponde ao processo de tradução e adaptação cultural da escala, sendo que o processo foi realizado de acordo com as diretrizes da International Test Comission.
  • Participaram 12 profissionais dessa etapa que abrange a tradução, adaptação e validação. Para isto, calculou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC).
  • Todos os IVCs mostraram bons índices, indicando uma boa validade de conteúdo e boa equivalência semântica/idiomática, cultural e conceitual da escala traduzida.
  • O Estudo 2 caracteriza-se pela investigação da validade de estrutura interna e confiabilidade da APS-R para o português brasileiro. Esta etapa foi realizada com uma amostra de 787 estudantes universitários brasileiros.
  • Testou-se três modelos nas análises fatoriais.
  • Dentre os modelos testados, o modelo bifatorial (perfeccionismo adaptativo e não-adaptativo) foi superior aos demais avaliados.
  • Importante ainda realizar pesquisas com amostras clínicas a fim de verificar a validade de critérios da APS-R em amostras diversificadas do contexto brasileiro.

 

Referência:

Soares, F. H. dos R., Carvalho, A. V. de, Keegan, E., Neufeld, C. B., & Mansur-Alves, M. (2020). Adaptação e Validação da Escala de Perfeccionismo Almost Perfect Scale – Revised para o Português Brasileiro. Avaliação Psicológica, 19(3), 310–321. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712020000300010&lng=pt&nrm=iso