Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 11-1

Oral / Poster


11-1

O estado da arte em avaliação da personalidade: avanços no Brasil

Autores:
Lucas de Francisco Carvalho1, Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes2, Ricardo Primi1, Nelson Hauck Filho1
1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 (Centro, Itatiba, SP), CEP 13251-900), 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Reitor João David Ferreira Lima, s/n - Trindade, Florianópolis - SC, 8804)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Os avanços na avaliação dos diversos construtos psicológicos, no Brasil, é evidente nas últimas décadas. Na presente mesa serão apresentados trabalhos coordenados por quatro pesquisadores na área da avaliação da personalidade, que representam o estado da arte de nichos relevantes de estudo sobre o construto personalidade. Os tópicos tratados percorrerão modos avaliativos, como a testagem informatizada adaptativa; avaliação de faixas patológicas das características da personalidade; uso de recursos analíticos avançados, como as vinhetas âncoras; e perspectivas atuais para o desenvolvimento de itens para instrumentos da personalidade. Espera-se fomentar o uso das aplicações apresentadas, bem como favorecer a parceria em pesquisas nas diferentes regiões do país.

Resumo Apresentador 1

Nome do Autor: Lucas de Francisco Carvalho Título da Fala do Autor: Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP): construção, revisão e pontos-de-corte clínicos Resumo: No Brasil, a escassez de testes para avaliação de características patológicas da personalidade é evidente. Por isso, nos últimos anos foi desenvolvido o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), composto por 12 dimensões para avaliação de características patológicas da personalidade, com base na quarta edição do Manual Diagnóstico Estatístico dos Transtornos Mentais e na perspectiva clínica de Theodore Millon. Esta apresentação tem como objetivo apresentar o panorama atual desse instrumento, englobando sua construção, os estudos de revisão de cada uma de suas dimensões, e também os estudos atuais para estabelecimento de pontos-de-corte com base em estudos envolvendo populações psiquiátricas. Espera-se fomentar o estudo na área de transtornos da personalidade no Brasil, assim como pesquisas utilizando o IDCP.

Resumo Apresentador 2

Nome do Autor: Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes Título da Fala do Autor: Bateria Adaptativa de Personalidade Resumo: O uso de testes computadorizados adaptativos tem sido amplamente estudado internacionalmente e, de forma recorrente, as vantagens desse tipo de teste tem sido documentada. Apesar disso, evidencia-se um reduzido número de estudos sobre tal temática no Brasil. A Bateria Adaptativa de Personalidade – BAP é um teste nacional que foi construído para a avaliação da personalidade no modelo dos Cinco Grandes Fatores a partir de um método computadorizado adaptativo. Seu banco de itens conta com itens com propriedades psicométricas bastante favoráveis, dentre os quais são selecionados em tempo real os mais adequados ao perfil do respondente. As aplicações da BAP tipicamente requerem de 8 a 12 itens por fator para alcançar medidas com níveis elevados de precisão. O instrumento conta com estudos de validade convergente e por construtos relacionados com resultados favoráveis. Nesta apresentação serão discutidos os potenciais usos para a bateria, seus limites e estudos em realização.

Resumo Apresentador 3

Nome do Autor: Ricardo Primi Título da Fala do Autor: Vinhetas Âncora e Funcionamento Diferencial de Pessoas na Avaliação da Personalidade Resumo: Avaliações de habilidades socioemocionais em larga escala geralmente empregam inventários de auto relato com escala likert e buscam comparar grupos culturalmente muito diferentes (diferentes países como no PISA ou diferentes níveis escolares , diferentes estados). Nesse cenário ha uma preocupação que potencias vieses de estilo de resposta gerem uma incomparabilidade dos resultados. Na Teoria de Resposta ao Item o viés de resposta é conceituado Funcionamento Diferencial de Pessoas (PDIF), e se refere a tendência de sujeitos com mesmo escore latente escolherem sistematicamente respostas diferente da prevista pelo modelo. Uma técnica desenvolvida na ciência política por Gary King chamada vinhetas âncoras está sendo usada no PISA para corrigir potenciais viéses potencialmente originados pelo PDIF. Essa apresentação apresentará o método e estudos realizados pelo LabAPE com uma medida em larga escala para monitorar habilidades socioemocionais em crianças brasileiras.

Resumo Apresentador 4

Nome do Autor: Nelson Hauck Filho Título da Fala do Autor: Avaliação da personalidade via autorrelato: aspectos descritivos versus aspectos valorativos Resumo: A personalidade é uma das principais temáticas de investigação em todas as áreas da Psicologia. Frequentemente, escores em itens avaliativos de personalidade variam não apenas em função do nível do indivíduo no traço (aspecto descritivo), mas também do quanto o conteúdo do item é percebido por esse indivíduo como sendo desejável ou indesejável dentro da sua cultura (aspecto valorativo). Apesar de a temática não ser nova, separar ambos os componentes é ainda um desafio metodológico a pesquisadores na área. O objetivo do presente trabalho é apresentar duas perspectivas de controle racional do aspecto valorativo em itens avaliativos de personalidade. O uso de uma das técnicas é ilustrado por meio de procedimentos de construção e análise de um novo inventário de traços de psicopatia, o Non-Evaluative Psychopathy Inventory (NEIP). Os resultados revelam os benefícios ao construir itens de autorrelato de traços de personalidade buscando isolar a influência do aspecto valorativo.

Palavras-chave:
 Personalidade, autorrelato, testagem adaptativa, diferenças culturais, transtornos da personalidade