Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 13-1

Oral / Poster


13-1

Aplicações práticas da TRI em diferentes contextos da psicologia

Autores:
Rodolfo Ambiel1, Lucas de Francisco Carvalho1, Fabiano Koich Miguel2, Jonatha Bacciotti1
1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45, Centro, Itatiba-SP), 2 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário Cx. Postal 10.01)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Título da mesa: Aplicações práticas da TRI em diferentes contextos da psicologia Coordenador: Rodolfo Ambiel Resumo: A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é uma proposta moderna de aplicação de recursos estatísticos na Psicometria, especificamente no tocante à construção de instrumentos e verificação de evidências de validade, bem como no desenvolvimento de instrumentos informatizados. Esta mesa-redonda pretende discutir três pesquisas nas quais métodos da TRI, mais especificamente do modelo de Rasch, foram utilizados na seleção de itens, definição de pontos de corte para avaliação clínica e para a definição de parâmetros de itens a serem utilizados em um teste informatizado adaptativo. Os instrumentos utilizados no diferentes estudos foram o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), o Teste Informatizado de Percepção de Emoções Primárias (PEP) e a Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior (M-ES).

Resumo Apresentador 1

Nome: Lucas de Francisco Carvalho; Jonatha Bacciotti Título: Aplicação clínica de um modelo de TRI: estabelecendo pontos-de-corte Resumo: Modelos matemáticos com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI) tem sido utilizados para o desenvolvimento de testes psicológicos, bem como para busca de evidências de validade dessas ferramentas. Nesta apresentação uma aplicação menos usual dos dados gerados a partir do rating scale model será proposta, especificamente para o estabelecimento de pontos-de-corte no âmbito clínico. Serão apresentados dados empíricos de algumas dimensões do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), nas quais os dados fornecidos via software Winsteps foram utilizados em conjunto para o estabelecimento de pontos-de-corte clínicos para essas dimensões. Espera-se que esta apresentação forneça diretrizes a pesquisadores e clínicos para a aplicação do rating scale model em etapas específicas na normatização de testes psicológicos.

Resumo Apresentador 2

Autor: Fabiano Koich Miguel Título: Avaliação adaptativa da inteligência emocional por meio da TRI Resumo: Uma nova forma de se conduzir a avaliação psicológica é por meio de testes adaptativos, uma procedimento relativamente novo na área. Nessa modalidade, em vez de uma quantidade fixa de itens, um software analisa as escolhas do avaliando e apresenta itens mais adequados à sua capacidade, reduzindo assim erros de medida. Esta apresentação pretende divulgar os estudos parciais das pesquisas com o Teste Informatizado de Percepção de Emoções Primárias (PEP), um instrumento desenvolvido com o propósito de avaliar aspectos da inteligência emocional. Os itens do PEP são vídeos de pessoas expressando emoções, e o sujeito deve responder qual ou quais emoções estão presentes em cada vídeo. Foram criadas várias formas paralelas do PEP, cada uma possuindo 12 itens da versão original e 23 itens novos. Cada forma foi aplicada em mais de 2000 pessoas. Com esse procedimento, foi possível estudar o funcionamento de itens com dificuldades variadas e, assim, criar um banco de itens com o objetivo de desenvolver um teste adaptativo. A apresentação mostrará os passos da pesquisa, incluindo utilização da TRI e estudos com outros critérios.

Resumo Apresentador 3

Autor: Rodolfo Ambiel Título: Análise de Rasch da Escala de Motivos para Evasão Universitária Resumo: Este estudo teve o objetivo de analisar os itens da Escala de Motivos para Evasão Universitária (EMEU) pelo modelo de Rasch. Participaram do estudo 327 estudantes universitários (80,1% do sexo feminino), com idades media de 25 anos, sendo 37,3% de instituições públicas e 62,7% de instituições particulares, de todas as regiões do Brasil. Inicialmente, após a verificação da estrutura fatorial da EMEU por meio de análise paralela e de componentes principais, os itens foram submetidos à análise de Rasch, considerando a unidimensionalidade de cada um dos sete componentes. Com esse procedimento, verificou-se que apenas um item mostrou valores extrapolados de infit quanto de outfit (1,57 e 1,96, respectivamente), que foi excluído, restando 65 itens. Em seguida, foi realizado a verificação de funcionamento diferencial dos itens (DIF) em função da categoria administrative das instituições e 13 itens mostraram indices indicando a existência de DIF, sendo que sete privilegiaram instituições públicas e seis, as particulares.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Psciometria, Teoria de Respotas ao Item, Construção de intstrumentos