Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 20-1

Oral (Tema Livre)


20-1

Adaptação transcultural da Posttraumatic Stress Disorder Checklist 5 (PCL-5)

Autores:
Vasconcelos, A.G.V.1, Lima, E.P.1, Nascimento, E.1, Kristensen, C. H.3, Figueira, I.L.V.2, Berger, W.2, Mendlowicz, M.V.4
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Avenida Antônio Carlos, 6627), 2 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Av. Pedro Calmon, 550 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro), 3 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, 6681 Partenon Porto Alegre), 4 UFF - Universidade Federal Fluminense (Rua Miguel de Frias, 9, 7º andar, Icaraí, Niterói)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: Entre 70 a 90% da população geral é exposta a algum evento potencialmente traumático durante a sua vida. Uma das consequências mais graves desta exposição é o desenvolvimento do Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT). Este trabalho teve como objetivo descrever o processo de adaptação transcultural para o contexto brasileiro da principal escala autoaplicável para a avaliação de TEPT, a Posttraumatic Stress Disorder Checklist 5 (PCL-5). Método: Inicialmente, a versão original da PCL-5 foi traduzida para o português por dois psicólogos com fluência na língua inglesa. Na segunda fase, foi realizada uma tradução reversa conduzida por um nativo de língua inglesa fluente em português. A seguir, 5 psiquiatras analisaram as equivalências entre a versão original e a traduzida nos quesitos semântico, idiomático, cultural e conceitual. Na quarta fase, 20 representantes da população-alvo de três capitais do Brasil e de diferentes níveis de escolaridade foram entrevistados para verificar a compreensão dos itens. O grau de concordância entre os especialistas quanto às equivalências entre as versões foi expresso pelo coeficiente de validade de conteúdo (CVC). Já as informações quanto à inteligibilidade dos itens obtidas junto à população-alvo foram analisadas por meio do cálculo dos escores de tendência central. Foi estabelecido o escore médio ≥ 3 como critério de uma compreensão satisfatória. Ademais, as sugestões dos participantes foram analisadas pelos autores. Resultados: Notou-se que todos os itens apresentaram CVC satisfatórios em todos os quesitos (valores superiores a de 0,70). Todos os escores médios referentes ao grau de compreensão dos itens por representantes da população-alvo foram acima do ponto de corte estabelecido. Esse resultado indicou a compreensão satisfatória dos itens avaliados. Três itens sofreram alterações a partir das sugestões dos participantes. Discussão: O processo de tradução e adaptação da PCL-5 resultou em uma versão compreensível. Estudos psicométricos futuros focados em grupos específicos são necessários.

Palavras-chave:
 Transtorno de estresse pós-traumático, Adaptação, Questionário