Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 37-2

Poster (Painel)


37-2

ESCALA DE AUTOEFICÁCIA NO TRABALHO (EAE-T): CONSTRUÇÃO E ESTUDOS DAS QUALIDADES PSICOMÉTRICAS

Autores:
HUGO FERRARI CARDOSO1, MAKILIM NUNES BAPTISTA2, TATIANA FUJISAKA TANAKA1, KARINA ORZARI NASCIMENTO1, JÚLIA BASILE1, DINAEL CORRÊA CAMPOS1, EDWARD GOULART JÚNIOR1, MARIANNE RAMOS FEIJÓ1, MÁRIO LÁZARO CAMARGO1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube,14-01 Bairro:Vargem Limpa 17033-360-Bauru/SP), 2 USF - Universidade São Francisco (End.: Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 Centro, Itatiba - São Paulo, 13251-900)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: A autoeficácia diz respeito às crenças dos indivíduos em relação às suas capacidades em organizar e executar ações, visando obtenção de sucesso no desempenho de determinadas tarefas ou tomada de decisões em acontecimentos diversos sobre suas vidas, inclusive no âmbito profissional. Objetivo: construir e a realizar estudos psicométricos de uma escala que mensure a percepção de autoeficácia no trabalho. Método: o projeto é composto por nove integrantes, sendo dois professores coordenadores (os primeiros dois autores do presente resumo), três discentes que atualmente realizam iniciação cientifica sob orientação do primeiro autor e quatro professores colaboradores (quatro últimos autores supracitados). A pesquisa possui três etapas: 1) a Escala de Autoeficácia no trabalho (EAE-T) será construída com base na operacionalização do construto autoeficácia e os itens serão direcionados para o contexto laboral; 2) realizar o estudo de validade com base na estrutura interna, bem como a análise de índices de confiabilidade da EAE-T; 3) estudo de evidência de validade com base em variáveis externas. Resultados parciais: atualmente a pesquisa encontra-se na segunda etapa, entretanto já é possível descrever alguns resultados parciais, especificamente no que tange à construção da EAE-T (Etapa 1). O instrumento está composto por 42 itens, respondidos por intermédio de uma escala do tipo Likert de cinco pontos, e agrupados em cinco categorias (Fatores relacionados às tarefas de trabalho; Fatores relacionados às normas da organização; Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas; Fatores relacionados às relações interpessoais no trabalho; Relacionamento com a chefia). Conclusão: o relato aqui apresentado é um fragmento de uma pesquisa maior, nesse sentido, novos estudos serão realizados visando a busca por evidência de validade com base na estrutura interna e precisão (Etapa 2) e com base em variáveis externas (Etapa 3).

Palavras-chave:
 autoeficácia no trabalho, avaliação psicológica, psicologia organizacional e do trabalho