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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 55-2

Poster (Painel)


55-2

Tempo de escolarização e desempenho em testes cognitivos em crianças pré-escolares

Autores:
Pontes, J. M.1, Bueno, J. O.1, Silva, R. A. B1, Amorim, G. Z. P.1, Mecca, T. P.1, Dias, N. M.1
1 UNIFIEO - Centro Universitário FIEO (Osasco, SP)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Estudos têm apontado que a qualidade da pré-escola está diretamente relacionada ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas e sociais, bem como com o desempenho acadêmico. O presente estudo buscou investigar a relação entre tempo de escolarização, em meses, e desempenho em testes que avaliam habilidades cognitivas em crianças pré-escolares. Participaram 57 crianças, com idade de cinco anos (M= 62,32 meses; DP = 2,51). As crianças foram avaliadas individualmente na Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMC), que avalia inteligência; no Teste de Vocabulário por Imagem Peaboby (TVIP) que avalia vocabulário expressivo; Teste de Atenção por Cancelamento (TAC), que avalia aspectos de seletividade e alternância atencional; e no Teste de Stroop Semântico (TSS) que avalia controle inibitório. As mães responderam a um questionário informando quanto tempo, em meses, a criança frequentava a escola (instituição atual e anteriores). O tempo médio de escolarização foi de 24,88, com crianças que frequentavam a escola há 1 mês e crianças com tempo de escolarização de 57 meses. Foi conduzida uma análise de correlação de Pearson. Os resultados apontaram ausência de relação entre o tempo de escolarização em meses e o desempenho nos testes de habilidades cognitivas. Crianças que frequentavam a escola há poucos meses tiveram desempenho médio semelhante ao de crianças que estavam na escola há anos, sugerindo que não houve efeito do tempo de permanência na instituição atual ou em outras sobre o desenvolvimento de habilidades. Tendo em vista que a pré-escola é uma fase importante para o desenvolvimento infantil, pois fornece base para desenvolvimento de habilidades mais complexas, a exemplo da leitura e escrita, os resultados podem fomentar discussões acerca da qualidade do ambiente educacional.

Palavras-chave:
 educação infantil, desenvolvimento cognitivo, avaliação