Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 82-1

Poster (Painel)


82-1

Percepção do suporte familiar e sua relação com práticas parentais em amostra de crianças e adolescentes com sinais de desatenção e hiperatividade.

Autores:
Regina Marino1, Ana Paula Micieli1, Luiz Renato Carreiro1, Maria Cristina Teixeira1, Ana Beatriz Badia1, Ana Flávia da Costa1
1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie ( Rua da Consolação, 930 - Consolação, São Paulo - SP, 01302-907)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que exerce impacto no funcionamento pessoal, social e acadêmico. O presente trabalho teve como objetivo verificar a relação entre estilos parentais e percepção do suporte familiar de pais de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 16 anos com sinais de desatenção e hiperatividade. Foram selecionados 24 pais que participaram do protocolo de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica, desenvolvido no Programa de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foram aplicados dois inventários: de Percepção do Suporte Familiar (IPSF) e o de Estilos Parentais (IEP). Os participantes foram divididos em dois grupos de acordo com o escore total do IEP: o primeiro, grupo 1 (n=13), obteve estilo parental ótimo e o segundo, grupo 2 (n=11), estilo parental de risco. Foi realizado um teste T para comparar a percepção de suporte familiar (IPSF) entre os dois grupos, sendo verificada diferença estatisticamente significativa (p<0,05) em todos os fatores: Afetivo-Consistente, Adaptação e Autonomia, com o grupo 1 apresentando melhor percepção do suporte familiar. Foram realizadas análises de correlação entre o escore total do IPSF com cada uma das sete práticas parentais do IEP. Foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre a percepção familiar e as seguintes práticas parentais: Monitoria Positiva (r=0,73), Comportamento Moral (r=0,41), Disciplina Relaxada (r= -0,40) e Abuso Físico (r= -0,74). Tais resultados indicam que o uso de práticas parentais positivas está diretamente relacionada à uma maior percepção do suporte familiar. Além disso, baixa percepção de suporte familiar está relacionado com o uso de práticas parentais negativas, como abuso físico e disciplina relaxada. Os dados reforçam a importância do desenvolvimento de programas preventivos e interventivos focados nos pais de crianças com o transtorno, como, por exemplo, treino de práticas parentais. Apoio: Capes.

Palavras-chave:
 Estilos parentais, Suporte familiar, TDAH