Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 83-1

Poster (Painel)


83-1

Escala de Violência Escolar (EVESCO): construção, validação e normatização de um instrumento de avaliação psicológica.

Autores:
Ribeiro, C.2, Afonso, L. A.2, Senra, L. X.1, Oliveira, J. C. C. de1, Coldibeli, L. P.1, Silva, M. C. N. de L. S.1, Aquino, T. M. de1, Ramada, R. F.1, Stroppa, T. V. da S.1, Lourenço, L. M.1
1 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (R. José Lourenço Kelmer - Martelos, Juiz de Fora - MG, 36036-330), 2 FAMINAS - Faculdade de Minas (Av. Cristiano F. Varella, 655 - Universitário, Muriaé-MG, 36880-000)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A violência escolar é um constructo que expressa-se de múltiplas formas, através da violência física, psicológica, sexual, bem como dano patrimonial.Tal fenômeno prejudica o relacionamento entre membros da comunidade escolar, a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos. A revisão da literatura indica que ela está relacionada com variáveis como suporte familiar; suporte social; coping e o bullying. Essa revisão também mostra que não existe um instrumento nacional correlato dessa temática. Assim, objetivou-se desenvolver um instrumento, através da avaliação das características psicométricas (validade, confiabilidade), buscando evidências de validade na relação com as variáveis já citadas anteriormente e identificando fatores sociodemográficos relacionados a violência escolar em aproximadamente 1400 alunos de 12 a 18 anos, do sexo feminino e masculino, do ensino público e privado de municípios de Minas Gerais. O procedimento deu-se mediante o uso de um questionário sociodemográfico, o “Inventário de Percepção e Suporte Familiar – IPSF”; “Escala de Percepção de Suporte Social- EPSS”; “Coping Response Inventory-Y (CRI-Y)” e a própria escala do tipo Likert (EVESCO). A psicometria envolveu análise fatorial exploratória, o coeficiente de confiabilidade pelo alpha de Crombach, evidências de validade de critério, usando-se ANOVA e post-hoc de Tukey, outras evidências de validade pela relação com variáveis externas e os escores dos instrumentos correlacionados pelo teste de Pearson (nível de significância=0,05). Os dados parciais mostram que 45,83% dos alunos são do sexo masculino participaram e 47,52% feminino (total de 768 respondentes). A média de idade é 14,99 (DP=1,79), a maioria (57,03%) participa de atividades extracurriculares como esportes, teatro, inglês. Apenas 1,9% são membros de gangue, 23,43% fazem uso de bebida alcóolica e 5,59% fazem uso de alguma droga ilícita. A pesquisa ainda acontece, esperando-se construir um instrumento que possa rastrear a violência escolar, confirmar os fatores relacionados, para posterior intervenção e prevenção de seus impactos e prejuízos.

Palavras-chave:
 adolescentes, construção de instrumento, violência escolar