Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 91-2

Poster (Painel)


91-2

Relações entre o Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita e habilidades verbais e de execução

Autores:
Léia Gonçalves Gurgel1, Lívia Padilha de Teixeira1, Taís Flores Campagnoli1, Luiza Santos D'Azevedo1, Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly2, Caroline Tozzi Reppold1
1 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Rua Sarmento Leite, 245), 2 UNB - Universidade de Brasília (Asa Norte; 70910900 - Brasília, DF)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: O desenvolvimento da escrita depende de fatores neuropsicológicos, biológicos e psicossociais. São escassos os estudos que focalizam os fatores subjacentes à escrita e os instrumentos disponíveis para sua avaliação. Neste contexto, o TIDE foi criado com o objetivo de avaliar o potencial de aprendizagem em escrita de textos narrativos de adolescentes. Objetivo: buscar evidências de validade de critério do TIDE e verificar a relação entre o potencial de aprendizagem em escrita de textos narrativos e subtestes do WISC-III. Método: A amostra foi composta por 301 estudantes de quinta a oitava série de Porto Alegre. Destes, 64,5% eram do sexo feminino, 8,2% de escola particular, e apresentavam idade média de 13,17 (DP=1,42). Foram aplicados o TIDE e os subtestes Informação, Vocabulário, Compreensão e Dígitos do WISC-III. O TIDE é composto por três escores: o primeiro representa as alterações por elementos da narrativa, o segundo relaciona-se à utilização das respostas dadas, e o terceiro descreve a diferença entre os textos pré e pós-teste. Resultados: Por meio de correlação de Spearman, observaram-se correlações significativas positivas entre os três escores do TIDE e os subtestes informação, vocabulário e dígitos, demonstrando que o potencial de aprendizagem em escrita de textos narrativos correlaciona-se às habilidades de recordação e repetição imediata, concentração, tolerância ao estresse e atenção, além de outras habilidades verbais, como integração de experiências, cultura, educação formal e compreensão verbal. Apenas o escore II do TIDE se correlacionou com o subteste compreensão, demonstrando relação com habilidades como a utilização de experiências anteriores na resolução de problemas sociais, aceitação de normas e capacidade de adiar reações impulsivas. Conclusão: O TIDE apresenta evidências de validade com base em critérios externos em relação às habilidades verbais e de execução supracitadas, sendo adequado para avaliação do potencial de aprendizagem de adolescentes para a escrita de textos narrativos.

Palavras-chave:
 Validade dos testes, Escrita, Adolescentes, Avaliação Assistida