Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 96-2

Poster (Painel)


96-2

Estudos preliminares das escalas de interação entre colaboradores da empresa e sua equipe esportiva

Autores:
Rabelo, I.S.2, Flauzino, J.C.1, Rúbio, K.3
1 UNIP - Universidade Paulista Unip (São José dos Campos/SP), 2 IAS - Instituto Ayrton Senna (São Paulo/SP), 3 EEFE-USP - Universidade de São Paulo ( São Paulo/SP)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Programas de atividade física na empresa podem também contribuir para a prevenção de enfermidades e proporcionar um ambiente mais saudável ao empregado. A partir das formas de manifestação do esporte e dos valores transmitidos, sugere-se que a presença de atividades esportivas formais e não-formais na empresa contribuam para o bem estar do empregado e seu vínculo com a instituição. Neste estudo, participaram 115 funcionários, sendo 71,3% de homens, com idades entre 20 e 52 anos, média de 32 anos e desvio padrão de 8,2 anos. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de duas escalas em três diferentes empresas do estado de São Paulo. A escala EOV objetivou verificar o nível de interação do colaborador com aspectos organizacionais tais como comprometimento, respeito, trabalho em equipe e cumprimento de regras. É composta por doze frases que descrevem a natureza da interação ocorrida entre os membros de uma mesma equipe de trabalho. Entre os colaboradores atletas foi também aplicada a escala EVEC que objetiva verificar a natureza da interação ocorrida entre jogadores de uma mesma equipe esportiva, por meio de 6 itens, que procura investigar também o comprometimento, respeito, trabalho em equipe e cumprimento de regra no contexto esportivo. Os resultados das escalas foram correlacionados e mostraram forte correlação entre os agrupamentos de empresas e a interação ocorrida no time esportivo. As análises da precisão dos instrumentos, por meio do alfa de Cronbach, indicaram resultados entre 0,56 e 0,70. O presente estudo propôs dar início a pesquisa de dois instrumentos de avaliação em esportistas vinculados ao ambiente de trabalho. Com isso, proporcionar às empresas apoiadoras desta pesquisa, ferramentas investigativas na área da psicologia do esporte e organizacional, promovendo avaliações confiáveis para a identificação de fatores de risco para a área esportiva e organizacional.

Palavras-chave:
 Psicologia do esporte, Psicologia organizacional, Psicologia do trabalho, construção de instrumentos, avaliação psicológica