Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 117-1

Poster (Painel)


117-1

Escala de Percepção da Escola como Comunidade: uma adaptação deste instrumento para uso com adultos universitários

Autores:
Amorim; Bueno; Freire; Seabra1,1
1 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife/PE)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

"Um estudo com a Escala de Percepção da escola como comunidade – EPEC, nos Estados Unidos, revelou a importância de se perceber a escola como comunidade por parte dos alunos, professores, familiares e demais integrantes da escola de ensino fundamental e que tal percepção provoca retornos desejáveis sobre o desenvolvimento global dos alunos. Ao fim de sua elaboração, a escala constava de 38 itens, que agruparam-se em três fatores com alta consistência interna. Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba no Brasil desenvolveram uma versão desta escala, que validou 32 dos 38 itens, que apresentaram consistência interna e resultados estatísticos semelhantes ao original e mesma validade fatorial, constituindo-a num instrumento eficaz para medir a percepção da escola como comunidade em crianças. Visando a adaptação desta escala para o contexto universitário, foi aplicada uma versão traduzida e adaptada para o contexto universitário brasileiro em 149 estudantes universitários (sendo 63% do gênero feminino) de instituições públicas e particulares de Recife, Pernambuco, com idade entre 18 e 52 anos (m = 24,9; dp = 7,1). Neste estudo replicou-se os três fatores da escala original: colaboração, ajuda e proximidade (α = 0,881; 18 itens), influência do estudante (α = 0,774; 9 itens) e relações interpessoais positivas (α = 0,829; 11 itens), que em conjunto explicam 38,3% da variância total observada. A replicação dos fatores originais em um contexto diferente e a alta consistência interna dos fatores corroboram a ideia de que a escala adaptada é válida para ser utilizada em contextos universitários ".

Palavras-chave:
 Comunidade, EPEC, Percepção, Psicometria, Universitários