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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 126-1

Oral / Poster


126-1

O Método de Rorschach na infância e adolescência: desenvolvimento, diferenças interculturais, transtorno desafiador de oposição

Autores:
Resende, A. C.1, Nascimento, R. S. G. F.3, Ribeiro, R. K. S. M.4, Haddad, A. H.2, Yagizi, L.2, Lotufo Neto, F.5
1 PUC GOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Av. Universitária, Setor Universitário, Área 4, Goiânia-GO), 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (Rua Borges Lagoa, nº 570 – Vila Clementino, São Paulo), 3 PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Rua Monte Alegre, 984, Perdizes - São Paulo - SP), 4 UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (Av. Fernando Corrêa Costa, 2367, Bairro Boa Esperança. Cuiabá-MT), 5 FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - São Paulo)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Esta mesa redonda é composta por quatro apresentações voltadas para a investigação do Rorschach, tanto no Sistema Compreensivo (SC) como no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS), na infância e na adolescência. A primeira considera a importância do impacto do desenvolvimento na vida do indivíduo e está relacionada à demonstração da validade do Índice de Desenvolvimento (ID) para crianças e adolescentes brasileiros com desenvolvimento típico. O ID é uma das mais recentes variáveis criadas para o Rorschach SC e para o R-PAS, e, por este motivo demanda estudos de suas propriedades psicométricas em contextos diversos. A segunda e a terceira apresentações estão relacionadas às diferenças interculturais do Rorschach SC entre crianças e adolescentes brasileiros e de outras nacionalidades. É interessante observar que as diferenças nesses contextos internacionais corroboram os achado de diferenças já encontradas em estudos interculturais realizados entre crianças e adolescentes de diferentes regiões brasileiras ou de diferentes níveis socioeconômicos em um mesmo município. Outro aspecto observado foi que à medida em que a idade cronológica aumenta, o desenvolvimento psicológico tende a ser mais estável e semelhante entre os jovens com mais idade de diferentes nacionalidades. A quarta apresentação está relacionada a um estudo do transtorno desafiador de oposição (TOD) por meio do Rorschach, sistema RPAS, considerando também o ID, por meio de uma investigação descritiva e comparativa. Esse transtorno consiste numa entidade nosológica em que predominam alterações comportamentais em jovens que demonstram desobediência, hostilidade e grande dificuldade em reconhecer sua responsabilidade por sua má conduta. Neste estudo uma discussão mais detalhada considerando o diagnóstico e os estilos de produção no R-PAS também será apresentada.

Resumo Apresentador 1

Estudos sobre a persistência do comportamento antissocial em adolescentes têm apontado que esse fenômeno é consequência da imaturidade psicológica. Outros estudos em crianças vitimadas apontam que as consequências dessas experiências predispõem essas crianças a níveis mais baixos de maturidade psicológica, afetando o seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Sendo o nível de maturidade psicológica um construto importante em psicologia, o Índice de Desenvolvimento (ID) foi criado para ser aplicado ao método de Rorschach, tanto no Sistema Compreensivo (SC) quanto no Rorschach Performance Assessment System (R-PAS), com o propósito de identificar diferentes níveis de maturidade psicológica nos indivíduos. O objetivo do estudo foi investigar a validade convergente-discriminante do ID para o Rorschach, sistema R-PAS, comparando-o com a idade, com o escore bruto do Teste Matrizes Progressivas de Raven (Escalas Especial e Geral), e com outras variáveis do R-PAS relacionadas com maturidade e imaturidade psicológica (Complexidade, TP-Comp e EII-3) em um grupo de 300 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, com desenvolvimento típico. Observou-se, por meio de estudos de correlação, que o ID apresentou correlações positivas com a idade, o nível de desenvolvimento cognitivo no Raven e com a variável Complexidade. Por outro lado, o ID revelou-se negativamente correlacionado com TP-Comp e, contrária às expectativas, não houve correlação com EII-3. ID e EII-3 parecem estar relacionados a diferentes tipos de problemas relacionados ao desenvolvimento. Por meio desses dados infere-se que o ID tem correspondência com outras medidas de maturidade psicológica, assim como divergências de outra medida provenientes do próprio R-PAS, que aponta imaturidade ou perturbações psicológicas. Os resultados revelaram evidências favoráveis de validade para o uso de DI em crianças e adolescentes de uma amostra normativa, mostrando-se eficiente para identificar diferentes níveis de maturidade. Outras implicações desses resultados e sugestões de pesquisas futuras também serão apresentadas.

Resumo Apresentador 2

Pouco se sabe a respeito das diferenças interculturais entre os países considerando o desempenho dos adolescentes no Rorschach Sistema Compreensivo (SC). O objetivo deste estudo foi comparar dados normativos de adolescentes brasileiros com dados de adolescentes israelenses, italianos e estadunidenses. A amostra foi constituída pela combinação de uma série de amostras parciais, provenientes de estudos publicados nacionalmente e no Journal of Personality Assessment, que totalizaram 529 participantes com idade entre 12 e 18 anos, sendo 50% de cada sexo. Procedimentos: comparar os brasileiros com as demais nacionalidades em 57 variáveis do teste por meio do Escore T. Utilizou-se como parâmetro de desempenho médio os dados normativos de uma amostra internacional de jovens de 11 a 18 anos (Meyer, comunicação pessoal) não contabilizados na amostra deste estudo (N= 309). Quando a diferença entre as variáveis analisadas entre os dois grupos foram maiores do que +5, ou menores do que -5 em Escore T (Meyer, Erdberg e Shaffer, 2007), as variáveis foram consideradas discrepantes, ou indicavam desempenhos diversos entre os grupos. Os achados apontaram que os brasileiros e israelenses são os grupos que possuem os desempenhos mais semelhantes no Rorschach, com diferenças em apenas 4 variáveis, sendo os israelenses essencialmente mais passionais, autocríticos e predispostos a vivenciar mais episódios de tristeza. Entre os adolescentes brasileiros e italianos com mais idade (15-18 anos) as diferenças também são poucas, sendo os italianos mais sensíveis emocionalmente (SumC’, SumV, SumShd, Blends) e os brasileiros mais propensos a divagações irrelevantes (WSum6). Quando comparados com os adolescentes dos Estados Unidos, a maior parte das diferenças encontravam-se no processamento das informações. Por outro lado, os adolescentes brasileiros e italianos mais jovens (12 a 14 anos) possuíam desempenhos muito diferentes. Os resultados desse estudo também serão discutidos a partir dos resultados de outros estudos interculturais.

Resumo Apresentador 3

Estudos apontam que quanto mais jovem é a criança mais suscetível ao meio ela é, como também maiores tendem a ser as variações de ritmos e intensidades no desenvolvimento. Considerando essas questões, o presente estudo teve como objetivo comparar os dados normativos de crianças brasileiras e dos Estados Unidos. A amostra foi constituída a partir de um banco de dados de crianças brasileiras, com desenvolvimento típico, provenientes de dois estados da região centro-oeste (N= 233) e de um estudo publicado no Journal of Personality Assessment, com dados normativos de crianças dos Estados Unidos (N=50), totalizando 283 participantes com idades entre 6 e 9 anos, igualmente distribuídos entre os sexos masculino e feminino. O procedimento inicial foi comparar as crianças brasileiras com as norte-americanas em 57 variáveis por meio do Escore T, utilizando como parâmetro de desempenho médio os dados normativos de uma amostra internacional de crianças com a mesma faixa etária (N= 563). Quando a diferença entre as variáveis analisadas entre os dois grupos foram maiores do que ±5 em Escore T (Meyer, personal communication) foi considerado como indício de desempenhos diferentes entre os grupos. Os resultados indicaram diferenças em 18 variáveis. As crianças dos Estados Unidos demonstraram mais produtividade (R), recursos cognitivos mais desenvolvidos (DQ+, S, Blends, Zf) e percepção de vários detalhes que passaram despercebidos pelas crianças brasileiras (Dd). Por outro lado, revelaram-se mais estressadas, vigilantes e com mais predisposição para desorganização do pensamento (es, m, SumC’, SumShd, HVI, PTI, WSum6, EII-2, X-%). As crianças brasileiras destacaram-se pela percepção mais ajustada do pensamento (XA%) e capacidade de se sentirem mais satisfeitas e estáveis consigo mesmas (Nota D). Estes dados também corroboram outros estudos que investigaram as diferenças entre indivíduos de centros urbanos maiores e menores.

Resumo Apresentador 4

: O DSM 5 descreve o transtorno desafiador de oposição (TOD) como uma entidade noosológica típica da infância e adolescência em que predominam comportamentos de agressividade, irritabilidade, impulsividade, crises de birra, que diferem do habitual pela intensidade, constância, refratariedade a medidas educativas e, principalmente, prejuízo social. O índice de desenvolvimento, ID, proposto para o Rorschach, Sistema Compreensivo, e o Rorschach Performance Assessment System, R-PAS, avalia diferentes níveis de maturidade psicológica, e as pontuações mais baixas do ID estão associadas com capacidades de enfrentamento e adaptação pouco eficientes, bem como à imaturidade cognitiva e afetiva e, possivelmente, com alguns tipos de psicopatologia. Objetivo: Os autores relacionam as caraterísticas do TOD à imaturidade no desenvolvimento e se propõem a realizar um estudo comparativo do ID e de outros índices do R-PAS que implicam em déficits de adaptação ou prejuízo do ego (Índice de Complexidade, EII-3) em dois grupos de crianças pareados (um diagnosticado com TOD e o outro com desenvolvimento padrão). Método: 50 crianças, com idade de 9 a 12 anos, que frequentam escolas públicas. O grupo diagnosticado com TOD é proveniente de um ambulatório de psiquiatria infantil de um hospital escola público. O grupo com desenvolvimento padrão são crianças sem qualquer antecedente de tratamento psicológico ou psiquiátrico. Os instrumentos utilizados foram a entrevista diagnóstica Kiddie-Sads referente ao momento presente e ao longo da vida (K-SADS-PL) na versão brasileira (Brasil & Bordin, 2003) e o R-PAS. As análises serão realizadas por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados serão discutido com base em outros estudo com o ID e uma discussão mais detalhada considerando o diagnóstico e o estilo de produção no R-PAS também será apresentada.

Palavras-chave:
 Estudo Intercultural, Índice de desenvolvimento, Rorschach R-PAS, Sistema Compreensivo, Transtorno Desafiador de Oposição