Poster (Painel)
126-2 | Confiabilidade interavaliadores para o Rorschach Performance Assessment System, R-PAS, em Crianças | Autores: | Resende, A. C.1, Martins, L. D.1 1 PUC GOIÁS - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Av. Universitária, Setor Universitário, Área 4, Goiânia-GO) |
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Resumo: Resumo Geral da Mesa
Estudos psicométricos em testes psicológicos buscam minimizar os erros de medida, identificando e estabelecendo estratégias de controle sobre seus causadores. Nesta direção, as análises de correlação entre avaliadores previnem inconsistências na interpretação dos instrumentos de avaliação psicológica e auxiliam em seu processo de consolidação científica. O objetivo do presente trabalho foi investigar os índices de concordância entre avaliadores acerca de variáveis do mais recente sistema de classificação do Rorschach, o R-PAS. Foram selecionados aleatoriamente 60 protocolos de Rorschach aplicados segundo os parâmetros do novo sistema, estes componentes de um banco de dados para estudo normativo de crianças na faixa etária entre 7 e 12 anos, de ambos os sexos, de escolas públicas e privadas do Estado de Goiás. Cada protocolo foi codificado de forma independente por dois juízes experts no Método de Rorschach e devidamente treinados no sistema R-PAS. A precisão entre eles para 49 variáveis do teste foi calculada por meio do índice de correlação intra-classes (ICC) e apontou correlações elevadas, entre 0,795 e 1,0, equivalentes a níveis de concordância interpretados entre bom e excelente. Tais resultados são consistentes com os de outras pesquisas desenvolvidas no exterior e indicativas de satisfatória fundamentação científica para o R-PAS. A maior limitação do estudo foi que os juízes pertenciam ao mesmo grupo de pesquisa. A sugestão é que o mesmo estudo seja realizado com avaliadores de grupos diferentes. De qualquer forma, os achados são relevantes e sustentam a precisão interavalidor do teste.
Palavras-chave: Confiabilidade interavaliadores, Rorschach Performance Assessment System, Fundamentos da medida |