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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 153-2

Poster (Painel)


153-2

Relação entre Esquemas de Regulação Emocional e Saúde em Estudantes Universitários.

Autores:
COLOMBAROLLI, M. S.1, PINTO, A. L. C. B2, SILVA-FILHO, J. H.3
1 FMF-DEVRY - Faculdade Martha Falcão (Rua Natal, 300 - Adrianópolis, Manaus - AM), 2 FMF-DEVRY - Faculdade Martha Falcão (Rua Natal, 300 - Adrianópolis, Manaus - AM), 3 UFAM - Universidade Federal do Amazonas (Av. General Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução: A Regulação Emocional tem sido identificada como uma variável psicológica relacionada a diversas condições de saúde, em especial à saúde mental. Objetivo: Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi avaliar a relação entre Esquemas de Regulação Emocional e indicadores de saúde numa população universitária. Método: Para tanto, 153 universitários, sendo 120 mulheres (Média de idade 26,87; DP= 9,4) e 33 homens (Média de idade de 29,53; DP=10,9) responderam à Escala de Esquemas de Emocionais de Leahy (LESS) juntamente com um questionário sociodemográfico contendo perguntas sobre a ausência ou presença de doenças. Resultados: Os resultados indicaram que diferentes estratégias de Regulação Emocional estão correlacionadas a doenças específicas. Além disso, quando se leva em consideração a quantidade de doenças apresentadas as correlações se tornam mais fortes. Conclusão: Estes achados corroboram para a ideia de que variáveis psicológicas podem estar relacionadas ao desenvolvimento de doenças orgânicas, especialmente aquelas relacionadas a comportamentos e estilo de vida não saudáveis. Porém, destaca-se a necessidade de estudos com populações clínicas para aprofundar a compreensão dessas relações.

Palavras-chave:
 Regulação Emocional, Esquemas Emocionais, Psicologia da Saúde, Avaliação Psicológica