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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 178-2

Poster (Painel)


178-2

INFLUÊNCIAS EMOCIONAIS NO DESEMPENHO COGNITIVO: ESTUDO COM O TESTE DAS PIRÂMIDES COLORIDAS

Autores:
Erica Ive Xavier Lopes1, Fábio Pinheiro Pacheco1, Lucila Moraes Cardoso1
1 UECE - Universidade Estadual do Ceará ( Avenida Dr. Silas Muguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza - CE, 60740-000), 2 UECE - Universidade Estadual do Ceará ( Avenida Dr. Silas Muguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza - CE, 60740-000), 3 UECE - Universidade Estadual do Ceará ( Avenida Dr. Silas Muguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza - CE, 60740-000)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) é um método de auto-expressão, que auxilia na avaliação de aspectos da dinâmica de personalidade, em especial no que se refere a dinâmica emocional e funcionamento cognitivo. Estudos sobre as qualidades psicométricas dos instrumentos de avaliação psicológica são fundamentais para que os mesmos se mantenham adequados para uso. Deste modo, o objetivo deste estudo é buscar evidências de validade do TPC, comparando o desempenho no TPC entre crianças que obtiveram desempenho superior com as que obtiveram desempenho abaixo da média no Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Participaram da pesquisa 77 crianças estudantes de uma escola particular de pequeno porte da capital cearense, com idade entre 6 e 11 anos (M=8,7; DP= 1,4), sendo 39 (51%) de meninas e a maioria estudante do período matutino (73%). Como critério de inclusão na amostra considerou-se a criança não ter histórico de reprovação escolar, estar cursando a série correspondente ao esperado para sua faixa etária e não ter histórico de busca de ajuda psicológica ou psiquiátrica. Destaca-se que seis crianças (7%) tiveram um desempenho superior, 28 (35%) acima da média, 39 (48%) na média e quatro (5%) abaixo da média. Utilizou-se o teste t de student para comparar o desempenho entre as seis crianças que obtiveram desempenho superior com as quatro que tiveram desempenho abaixo da média no teste de Raven. Verificou-se que a única variável que diferenciou os dois grupos foi a cor Azul (t=-2,63; p=0,030), estando o Azul aumentado no grupo de crianças com desempenho superior. A cor Azul no teste de Pfister se relaciona a cor da adaptação e controle emocional, sugerindo que as crianças com desempenho superior no Raven possuem melhores condições de adaptação e controle das emoções.

Palavras-chave:
 TESTE DAS PIRÂMIDES COLORIDAS, MATRIZES PROGRESSIVAS COLORIDAS DE RAVEN, AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA