Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 193-1

Poster (Painel)


193-1

LEVANTAMENTO CURRICULAR SOBRE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO DO ESTADO DE MATO-GROSSO EM 2015

Autores:
Botelho-Lenhardt1, Cigolini1, Santos1
1 UNIVAG - Centro Universitário de Várzea-Grande (Av. Dom Orlando Chaves, n.º 2.655 Bairro Cristo Rei - Várzea Grande Mato Gross), 2 UNIVAG - Centro Universitário de Várzea-Grande (Av. Dom Orlando Chaves, n.º 2.655 Bairro Cristo Rei - Várzea Grande Mato Gross), 3 UNIVAG - Centro Universitário de Várzea-Grande (Av. Dom Orlando Chaves, n.º 2.655 Bairro Cristo Rei - Várzea Grande Mato Gross)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Introdução- A avaliação psicológica é uma habilidade primordial do psicólogo e segundo autores como Pasquali (2001) para uma boa avaliação o profissional deve utilizar técnicas apropriadas que precisam ser variadas para dar conta da gama de processos psicológicos. Os testes psicológicos são apenas uma destas possíveis técnicas. Para tanto faz-se necessário uma reflexão sobre sua graduação em psicologia. Objetivo- Levantar a existência de disciplinas que abordam o ensino de testes psicológicos e de avaliação psicológica nas faculdades de Psicologia do Estado de Mato-Grosso em 2015. Métodos- Trata-se de uma pesquisa documental, das grades curriculares disponíveis na internet, a fim de levantar dentre as 11 faculdades do Estado como se dá a formação do Psicólogo para atuar em Avaliação Psicológica, ressaltando os principais pontos: a carga horária dedicada ao ensino de instrumentos de avaliação; o contato com a prática; e por último verificar quais os semestres ofertantes das referidas disciplinas. Resultados- Dentre as faculdades estudadas, 81,8 % são privadas e 18,2% são públicas. Destas 72,7 % situam-se no interior, contra 27,3% na capital. Em relação à existência de disciplinas que abordam testagem psicológica, 100% tem em sua grade curricular a oferta destas. Quando analisadas sobre a disponibilização de aprendizado prático 72,7 % tem em sua grade declarado a existência de aula prática de instrumentos, 18,2 não deixam esta informação clara e 9,1% não tem a oferta de aula prática. Os semestres dedicados ao ensino de instrumentos de testagem ficaram unânimes entre o 4º e 7º, tendo a maior parte delas 81,8 % com carga horária acima de 200 horas. Conclusão- Concluí-se que a formação do Psicólogo neste Estado, é considerada satisfatória em relação ao currículo formativo para instrumentalizar o profissional a trabalhar com avaliação psicológica. Porém salientamos a importância da buscar por aperfeiçoamento e estudo contínuo sobre o tema abordado.

Palavras-chave:
 Formação acadêmica, Avaliação Psicológica, Testes Psicológicos, Grade Curricular