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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 217-1

Poster (Painel)


217-1

VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA E AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS

Autores:
Emygdio, N. B.1, Acedo, N. A.1, Mozzambani, A. C. F.2, Mello, M. F.2, Fuso, S. F.1
1 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie ( Rua da Consolação, 930 - Consolação, São Paulo - SP, 01302-907), 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (Rua Sena Madureira, 1500 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04021-001)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Sabe-se que pacientes com transtorno de estresse pós traumático (TEPT) podem apresentar prejuízos cognitivos, por este motivo, o objetivo do presente estudo foi avaliar funções cognitivas em adultos de 20 a 60 anos com diagnóstico de TEPT provenientes do ambulatório do Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência da Universidade Federal de São Paulo (PROVE). As funções cognitivas avaliadas foram linguagem oral e escrita, orientação têmporo-espacial, percepção visual, funções executivas e percepção emocional. Participaram do estudo trinta sujeitos, sendo estes, quinze do grupo caso e quinze do grupo controle. Os instrumentos utilizados foram o Sistema Internacional de Figuras Afetivas (IAPS), juntamente com a Escala de apreciação Manequim de Auto-Avaliação (SAM), e o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve (NEUPSILIN). Os resultados do IAPS mostraram que o grupo-caso avalia as figuras agradáveis relaxantes como mais prazerosas do que as figuras agradáveis alto alerta, já o grupo-controle avalia esses dois tipos de imagens como semelhantes. Outra diferença observada foi que o grupo-caso recordou menos figuras agradáveis quando comparados com o grupo-controle. Estes dados demonstram características do sujeito com TEPT, como por exemplo, a tentativa de evitar qualquer situação que possa causar ansiedade, portanto, prefere imagens sem muito conteúdo de alto alerta, e também o embotamento afetivo que pode dificultar o sujeito a lembrar-se de figuras agradáveis. Os resultados do NEUPSILIN mostraram alterações nas funções executivas e na linguagem oral no grupo-caso. As dificuldades em funções executivas estão de acordo com a literatura, porém o prejuízo em linguagem oral não foi até o momento abordado em outros estudos, deste modo, acreditamos que este comprometimento ocorre por conta dos déficits atencionais que são amplamente discutidas na literatura. Estas funções são importantes para a organização e manutenção de atividades diárias, portanto, a intervenção e reabilitação destas podem auxiliar na melhora da qualidade de vida destes sujeitos.

Palavras-chave:
 TEPT, violência, Funções cognitivas