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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 223-1

Poster (Painel)


223-1

Comparação do desempenho no teste de Zulliger entre crianças cearenses do sexo masculino e feminino.

Autores:
OLIVEIRA, Jamille Cavalcante1, BRAGA, Aline Pinheiro1, CARDOSO, Lucila Moraes1
1 UECE - Universidade Estadual do Ceará (Avenida Dr. Silas Muguba, 1700 - Campus do Itaperi, Fortaleza - CE, 60740-000)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O teste de Zulliger – sistema compreensivo de Exner (ZSC), é um método de auto-expressão, que fornece informações diversas sobre a dinâmica de personalidade do examinando, incluindo-se aspectos como funcionamento cognitivo e afetivo, percepção e controle emocional. Diversos estudos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de aprimorar o uso do ZSC na diversificada realidade brasileira, já que é fundamental a compreensão das peculiaridades de grupos específicos para uma interpretação adequada dos dados fornecidos pelo teste. Este estudo teve por objetivo comparar o desempenho de crianças cearenses do sexo feminino e masculino, buscando assim verificar se o método identifica diferenças na dinâmica psíquica de ambos os grupos. A amostra foi composta por 77 crianças, de 6 anos e 6 meses a 11 anos, estudantes de uma escola particular de pequeno porte da capital cearense, sendo 39 do sexo feminino. A análise estatística dos dados mostrou que a localização Dd, a qualidade formal FQ-, as respostas par (2), de conteúdo Cg (vestuário), e os códigos especiais DV, MOR e PHR foram mais frequentes nos meninos. A presença da localização Dd revela um processamento mais minucioso e metódico das informações, além de uma percepção do que é menos óbvio. A qualidade formal FQ- trata de Interpretações inusuais e inadequadas da realidade, as respostas que recebem par (2) demonstram capacidade de perceber o outro em uma dialética consigo mesmo e o conteúdo Cg pode indicar necessidade de proteção. Já os códigos especiais DV, MOR e PHR revelam, respectivamente, indícios de um deslize cognitivo ou de linguagem leve, tendências à ideações pessimistas e autocríticas ruins, e reflexos de relacionamentos interpessoais conflituosos e comportamentos sociais inadequados. A frequência aumentada de tais aspectos aponta para particularidades no funcionamento psíquico do grupo em questão, que precisam ser levadas em consideração para uma correção e interpretação adequadas do instrumento.

Palavras-chave:
 Teste de Zulliger, Técnicas Projetivas, Avaliação Psicológica