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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 262-1

Poster (Painel)


262-1

Processo de Psicodiagnóstico: Uma queixa de dificuldade de aprendizagem e afetividade.

Autores:
Barroso, Ana1, Costa, Tatiana1, Oliveira, Gabriela1, Clementino, Marcela1
1 UNIFOR - Universidade de Fortaleza (Av Washington Soares, 1321. Edson Queiroz)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O presente trabalho retrata um estudo de caso de Psicodiagnóstico de uma paciente atendida no Serviço de Práticas Psicológicas (SPP) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A mesma será identificada como: M, com idade de 10 anos e 9 meses, natural de Fortaleza-CE e estudante do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública. A queixa consistia na dificuldade de aprendizagem e afetividade. Primeiramente, foi utilizado entrevistas semi-estruturadas sobre a demanda e a constituição da anamnese com a irmã mais velha, quem a trouxe ao serviço, e a genitora. A partir dos dados obtidos, optou-se por realizar um psicodiagnóstico compreensivo dos aspectos cognitivos e afetivos envolvidos no processo de aprendizagem. Foram realizados oito atendimentos, semanais, com duração de uma hora cada. Como método, foi aplicado técnica de desenho e história; ESI (Escala de Stress Infantil); Raven especial; HTP: Teste da Casa-árvore-pessoa; EAC-IJ (Escala de autoconhecimento infanto-juvenil); IPSF (Inventário de percepção de Suporte Familiar), brincadeiras com fantoches e observações clínicas. Após a apuração dos resultados dos testes e a comparação com sua história de vida, foi possível compreender que não foram verificados indícios de Deficiência Mental. Apresentando traços de personalidade normal na faixa etária da criança analisada, sendo encontrado, apenas, grau leve de ansiedade e insegurança. Com relação ao suporte familiar, apresenta um relacionamento adequado com seus familiares. M. não fecha critérios para nenhum diagnóstico. Foi sugerido que seria interessante incluí-la em atividades grupais, tais como teatro, grupo de dança, com o obejtivo de facilitar a interação com o meio social. Deste modo, no presente estudo de caso, observa-se a importância do psicodiagnóstico para promover um desenvolvimento mais saudável a um indivíduo, sem a presença de rótulos e diagnósticos.

Palavras-chave:
 Afetividade, Aprendizagem, Psicodiagnóstico