Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 287-2

Oral (Tema Livre)


287-2

Avaliação coletiva da percepção emocional em jovens surdos e não-surdos

Autores:
Ana Carolina Zuanazzi1, Carolina Araujo Tavares2, Renan de Lima2, Jessica Cristina Eurich2, Lucas Ribeiro da Silva2, Fabiano Koich Miguel2
1 USP - Universidade de São Paulo (Av. Professor Mello Moraes, 1721 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-030), 2 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid, Pr 445 Km 380, Londrina-PR)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A presente pesquisa teve como proposta estudar a capacidade de percepção emocional de jovens surdos e não surdos, assim como a diferença entre aplicações coletivas e individuais. Para isso, dois estudos foram conduzidos. No estudo 1, participaram 13 jovens surdos e 26 jovens não-surdos, com idades média de 17 anos. A aplicação para os dois grupos foi coletiva, com o teste sendo projetado por meio de data-show e os participantes respondendo em folha de resposta impressa. Foi observado que não houve diferença estatisticamente significativa na capacidade de percepção e reconhecimento emocional entre jovens surdos e não-surdos (t=0,54; p=0,593; d=0,18). No estudo 2, os 26 jovens não-surdos que participaram da aplicação coletiva foram comparados com 329 jovens de mesmas características sociodemográficas que compõem a amostra normativa e responderam individualmente, em tela de computador. O desempenho médio da amostra de aplicação coletiva foi significativamente menor do que a amostra de aplicação individual (t=5,35; p=0,000; d=1,08). Os resultados sugerem que: 1) pessoas surdas não apresentaram vantagens ou desvantagens em relação à amostra não-surda, ao menos quando são avaliados de maneira coletiva; 2) há perdas de desempenho em aplicação coletiva por meio de data-show, quando comprada à aplicação individual em computador.

Palavras-chave:
 Inteligência emocional, Psicometria, Surdez