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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 292-1

Oral (Tema Livre)


292-1

Desenvolvendo a criatividade infantil em contexto de educação não formal

Autores:
TALITA SILVA1, TATIANA NAKANO1
1 PUC-CAMPINAS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (AV JOHN BOYD DUNLOP S/N)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Com o objetivo de avaliar e desenvolver a criatividade em um contexto de educação não formal, dois estudos foram realizados. O primeiro buscou avaliar a criatividade de crianças que frequentam contexto educacional não formal (ONG) no contraturno escolar (49 participantes, de ambos os sexos, com idades entre nove e 11 anos, de 3ª a 6ª série do Ensino Fundamental) e a influência das variáveis sexo, série, tipo de ONG e tempo de permanência no contexto não formal. Os resultados no Teste de Criatividade Figural Infantil mostraram que as variáveis tipo de ONG e tempo de freqüência não exerceram influência significativa em nenhum dos fatores criativos, sendo que, apenas a segunda variável exerceu influência significativa nas características de Movimento (F=5,26; p≤ 0,001) e Fluência (F=3,16; p≤0,05), ambas na atividade 2. O segundo estudo, com o objetivo de avaliar um programa de treinamento criativo, foi aplicado em 20 crianças de uma das instituições, em 19 encontros com duração de 2hs cada, nos quais foram utilizadas diferentes tipos de atividades criativas. Os participantes foram avaliados por meio do Teste de Criatividade Figural Infantil antes e depois da participação no programa. A análise dos resultados pré e pós teste apontaram para aumento significativo da criatividade em todas as características avaliadas pelo instrumento. Conclui-se o quanto é possível desenvolver a criatividade principalmente nos meios de educação não formal, os quais ainda têm se mostrado pouco explorado nas pesquisas brasileiras.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Desenvolvimento da Criatividade, Educação não formal