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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 297-2

Oral / Poster


297-2

Diretrizes internacionais em avaliação psicológica: Propostas da International Test Commission

Autores:
Solange Muglia Wechsler2, JOSE LIVIA1, Cristian Zanon3, Juliana Cerentini4
1 UNFV - Universidad Nacional Federico Villarreal-Peru. (PASAJE E 26 PUEBLO LIBRE LIMA), 2 PUCC - Pontificia Universidade Catolica de Campinas (Campinas, São Paulo, Brazil), 3 USF - Universidade São Francisco-Itatiba (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 Centro, Itatiba - São Paulo), 4 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RIO GRANDE DO SUL - BRAZIL)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A avaliação psicológica teve um crescimento internacional surpreendente nas últimas décadas. Neste sentido, cada vez mais foram necessárias as definições de parâmetros ou diretrizes para a comunidade acadêmica e profissional que pudessem atender aos critérios de qualidade cientifica. Principalmente nos países da América do Sul, considerados como em necessidade crescente de orientações para o desenvolvimento de testes psicológicos e educacionais, tais guias têm sido uma fonte principal de orientações para a melhoria das dos serviços psicológicos prestados à comunidade. Neste sentido, deve-se ressaltar o papel da International Test Commission em organizar vários documentos visando orientar diferentes tipos de serviços que podem ser realizados em avaliação psicológica. Algumas destas diretrizes serão comentadas nesta seção, assim como a necessidade de maior união entre países latinos com necessidades similares, tais como Brasil e Peru.

Resumo Apresentador 1

Diretrizes para utilização de testes psicológicos em pesquisa Solange Muglia Wechsler A utilização de testes em pesquisa gera sempre dúvidas entre aqueles que a realizarão assim como para seus utilitários. A fim de atender esta finalidade, a International Test Commission organizou um guia para orientação de algumas questões principais que possam surgir durante o processo de seleção de um teste para pesquisa. Os tópicos especiais deste guia referem-se aos direitos autorais de testes que serão adaptados ou traduzidos para outro país. Os procedimentos da solicitação do início de uma pesquisa com teste já existente e os trâmites necessários para obtenção da permissão de reprodução do material e/ou modificação dos itens são discutidos, de maneira detalhada neste guia. Além disto, são destacados os procedimentos éticos na devolutiva dos resultados e as informações que devem ser prestadas nos manuais destes testes. A organização de uma rede de pesquisadores ibero-latinos para maior integração destes parâmetros as necessidades específicas de nossas culturas devem ser debatidas para o crescimento da área de avaliação psicológica em cada país.

Resumo Apresentador 2

Las directrices de evaluación psicológica en el movimiento sud-americano José Livia La evaluación psicológica es una de las actividades frecuentes del psicólogo en todas las especialidades, siendo considerada una disciplina de la psicología científica útil para la toma de decisiones, en la que se aplican diferentes dispositivos, test y técnicas de medida y evaluación. Un elemento importante dentro de esta tarea es disponer de herramientas de calidad, razón por la cual los test deben ser sometidos a un proceso riguroso de construcción y evaluación permanente, para que tengan evidencias de validez y fiabilidad de sus puntuaciones. La evaluación psicológica responde a un modelo de la estructura de la ciencia en términos de: teorías, método, investigación, tecnología, historia, información, epistemología y una sociología de la ciencia, En este último aspecto se han creado diversas entidades con el fin de promocionar y potenciar el uso adecuado de los test tales como la Comisión de Tests de la EFPA (European Federation of Psychologists Associations y la ITC (International Test Commission - Comisión Internacional de Tests). Tomando como referencia los esfuerzos de la ITC por mejorar el valor del uso de las pruebas se han efectuado reuniones por compartir experiencias entre los países latinoamericanos, siendo un referente lo desarrollado por la psicología brasilera en términos de: directivas, edición de pruebas, sistema de evaluación y la enseñanza, así como la investigación y la organización de la comunidad profesional y científica. En ese contexto se creó en el Perú la Comisión Nacional de Pruebas, la Sociedad Peruana de Evaluación Psicológica, la Revista Peruana de Psicometría y la Red Peruana de Psicometría, desarrollándose la iniciativa de implementar un Observatorio Latinoamericano de Pruebas Psicológicas así como proyectos de investigación multicentricos y multinacionales

Resumo Apresentador 3

Diretrizes para adaptação de testes para outras culturas Juliana Cerentini A International Test Commission, preocupada com a internacionalização das boas práticas em avaliação psicológica, tem lançado guidelines sobre diversos aspectos da testagem psicológica e educacional. Atualmente há um conjunto de cinco diretrizes que dizem respeito aos seguintes aspectos: adaptação de testes, uso de testes, testagem computadorizada, análise dos testes/relato dos escores e segurança dos testes e outras avaliações.Esse conjunto de diretrizes trata sobre aspectos essenciais a testagem ética das pessoas e levantam aspectos essenciais à boa pratica da avaliação desenvolvida no cotidiano de profissionais e pesquisadores que utilizam os testes. Dentre elas, a que se refere à adaptação de testes é especialmente importante para pesquisadores que trabalham com estudos transculturais. Esse assunto é abordado segundo quatro tópicos principais: contexto, desenvolvimento e adaptação do teste, administração e interpretação dos escores/documentação. O objetivo desta apresentação é destacar aspectos essenciais ao processo de construção/adaptação de testes que podem ter impacto sobre a validade do instrumento e divulgar o conjunto de orientações lançado pela ITC. Para isso alguns pontos serão selecionados dentro de cada um dos quatro tópicos dessa diretriz e exemplificados através do processo de adaptação da escala de esperança cognitiva, publicado no International Journal of Testing- revista da ITC. Os resultados decorrentes da utilização das sugestões da ITC resultaram na necessidade de incluir itens novos a fim de obter validade de conteúdo. O instrumento mostrou características psicométricas adequadas. Isso sugere que a adoção das orientações sugeridas pela ITC auxilia o pesquisador a seguir procedimentos padronizados de adaptação e evita que aspectos essenciais sejam esquecidos pelo pesquisador, colaborando para a obtenção de resultados positivos

Resumo Apresentador 4

Diretrizes para Testagem Computadorizada ou via Internet Cristian Zanon A International Test Commission (ITC) é uma organização que tem por finalidade promover a troca de conhecimento sobre desenvolvimento e uso de testes entre interessados no aprimoramento da testagem. Para alcançar este objetivo, foram realizadas conferências compostas por psicometristas e profissionais de áreas aplicadas provindos de diversos países e com expertise em diferentes tópicos ao longo dos últimos 50 anos. Muito se avançou o conhecimento sobre a testagem neste período, sendo que algumas diretrizes para o uso de testes computadorizados (CBT) ou pela internet foram desenvolvidas. Estas diretrizes tratam de quatro temas principais: 1) Tecnologia - assegurar que os aspectos técnicos da testagem CBT /Internet sejam considerados; 2) Qualidade - assegurar e garantir a qualidade dos materiais e procedimentos necessários para realização e aplicação de testes em todo o processo de testagem; 3) Controle - controlar a entrega de testes, a autenticação dos testandos e treino prático antes da testagem; 4) Segurança - segurança dos materiais do teste, privacidade, proteção e confidencialidade de dados. Com o intuito de aumentar a difusão da ITC no mundo, houve grande abertura de afiliações para membros externos provindos de organizações relacionadas à testagem nas últimas décadas. Atualmente, grandes esforços são empregados para que mais países, universidades, organizações associadas, ou não, a ITC tenham acesso a suas diretrizes e possam participar de seus encontros. Neste sentido, um meio de divulgação de inovações relacionadas à testagem, interpretações dos guidelines e informações gerais sobre eventos e notícias de avaliação educacional e psicológica têm sido apresentadas na ITC Newsletter e no International Journal of Testing (IJT). O IJT é o periódico oficial da ITC que tem por objetivo publicar manuscritos, de interesse do público internacional, que avançam o conhecimento sobre teoria, métodos e práticas de avaliação educacional e psicológica. Atualmente, o IJT está em seu 15 volume e publica, em geral, quatro números por ano. Por fim, ressalta-se que a participação em eventos da ITC e acesso a suas diretrizes, notícias e manuscritos pode ser um passo essencial para o desenvolvimento de testes e processos de avaliação válidos, confiáveis e éticos.

Palavras-chave:
 Diretrizes, Testes, avaliação psicológica: