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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 305-1

Poster (Painel)


305-1

Estudo exploratório sobre dificuldades específicas de aprendizagem em Serviço-Escola de Avaliação Psicológica

Autores:
Viapiana, V. F.1, Palhares, F.2, Silveira. L. B.2, Resmini, G. F.2, Yates, D. B.2
1 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, 6681), 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ramiro Barcelos, 2777)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Dificuldades de aprendizagem estão entre os principais motivos de encaminhamento de crianças para avaliação psicológica em um Serviço-Escola de Porto Alegre (45,8% dos casos). Objetivo: Identificar os fatores cognitivos e emocionais associados a esta dificuldade. Método: Selecionou-se 10 laudos resultantes do processo de avaliação psicológica de crianças com média de idade de 10,4 anos (DP= 2,17). A inclusão na amostra baseou-se na conclusão dos laudos. Foram incluídos os participantes que: 1) apresentaram dificuldades de leitura e escrita; 2) essas dificuldades não foram melhor explicadas por deficiência intelectual ou por outros transtornos; 3) responderam as Escalas Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-III ou IV). Os laudos foram avaliados por 4 juízes independentes com experiência em Avaliação Psicológica. Definiu-se à priori 25 critérios de avaliação, os quais possibilitaram identificar a presença ou ausência de déficits cognitivos, de dificuldade emocionais e de diagnósticos. Foram realizadas análises descritivas para as funções avaliadas nos laudos (frequências) e o desempenho (média e desvio-padrão) dos participantes nos subtestes do WISC. Resultados: As análises de frequência identificaram que a maioria dos participantes apresentou déficits nas funções de Consciência Fonológica, Reconhecimento de Letras, Leitura de Palavras e Compreensão de Texto. Grande parte dos participantes também demonstraram dificuldades em Escrita de Palavras, Desempenho em Matemática, Atenção e Problemas de Comportamento Externalizante. Os participantes apresentaram desempenho inferior a um desvio-padrão abaixo da média (ponderado <7) nos subtestes Dígitos, Aritmética e Informação. Conclusão: Os resultados sugerem uma relação entre o desempenho nos subtestes do WISC com os seguintes déficits: Leitura de Palavras e Compreensão de Texto com subteste Informação, Desempenho em Matemática com Aritmética, e Atenção com Dígitos e Aritmética. A análise dos laudos evidenciou que em parte dos casos não foram avaliadas funções como escrita de palavras, desempenho em matemática e atenção, sugerindo a necessidade de mudanças no processo de avaliação.

Palavras-chave:
 dificuldade de aprendizagem, crianças, avaliação psicológica