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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 328-1

Poster (Painel)


328-1

Propriedades psicométricas do Teste Tátil de Inteligência Infantil

Autores:
Manuela Lins1, Luiz Pasquali1, Bartholomeu Tróccoli1
1 UNB - Universidade de Brasília (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília - CEP 70910-900)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Diversos pesquisadores vêm buscando desenvolver testes psicológicos passíveis de aplicação junto a população com deficiência visual, mas poucos instrumentos válidos e precisos podem ser identificados na literatura. Para diminuir a carência de instrumentos de avaliação psicológica adequados a essa população, está sendo desenvolvido o Teste Tátil de Inteligência Infantil. A presente pesquisa objetiva apresentar evidências de sua validade e fidedignidade em uma pesquisa envolvendo 451 crianças videntes, 51% do sexo feminino, matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com idades de 6 a 13 anos (8,5±1,4). O instrumento utilizado é composto por 40 itens, com quatro possibilidades de resposta: A, B, C e D. Foi construído em folha de ofício branca, tamanho A4, 120g e os materiais utilizados para possibilitar a percepção tátil foram: EVA liso (marrom) e dois tipos de EVA rugoso (azul e preto). Nas análises preliminares identificou-se que alguns itens não apresentavam cargas satisfatórias e foram excluídos das análises subsequentes. Nestas, identificou-se uma estrutura com dois fatores de primeira ordem (I e II), capazes de explicar 27,79% da variância dos dados. O primeiro fator agrupou 22 itens, com cargas fatoriais de 0,32 a 0,64 e o segundo, com 8 itens, apresentou cargas de 0,30 a 0,58. Percebeu-se que o fator I comportava dois fatores de segunda ordem (1 e 2), sendo que o primeiro agrupava 14 itens com cargas fatoriais de 0,31 a 0,63 e o segundo 7 itens, com cargas fatoriais de 0,31 a 0,81. O índice de consistência interna geral do instrumento foi de 0,87, sendo 0,87 no fator I e 0,64 no fator II. O fator 1 apresentou um α=0,85 e o fator 2 um α=0,76. Percebe-se que o instrumento, embora tenha propriedades psicométricas aceitáveis, ainda pode ser aperfeiçoado com novos estudos com amostra maior e mais representativa.

Palavras-chave:
 inteligência, deficiência visual, evidências de validade