Poster (Painel)
346-1 | Construção de uma Bateria Infantil de Avaliação Neuropsicológica Equestre (BIANEQ) | Autores: | Renata Zamo1, Clarissa Trentini1 1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (R. Ramiro Barcelos, 2600 - Santa Cecilia, Porto Alegre - RS, 90035-003), 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (R. Ramiro Barcelos, 2600 - Santa Cecilia, Porto Alegre - RS, 90035-003) |
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Resumo: Resumo Geral da Mesa
A construção de instrumentos psicológicos se baseia em procedimentos como a definição de: dimensionalidade, teoria explicativa, representação do conteúdo/domínio e consulta a especialistas. É relevante à avaliação psicológica a aplicabilidade dos instrumentos em contextos específicos. Esse estudo contribui com a construção da bateria infantil para avaliação de funções neuropsicológicas em atividades Equestres como na Equoterapia (BIANEQ) a fim de contemplar a escassez de instrumentos de avaliação adaptado para crianças durante atividades equestres.
A primeira etapa da construção foi definição da dimensionalidade, logo, fundamentou-se na teoria para depois operacionalizar a forma de medir. A validade de construto contempla a definição teórica de um fenômeno. A operacionalização e construção dos estímulos visuais para as funções linguagem, memória e funções executivas se baseou no contexto equestre, em outros instrumentos de avaliação e em estudos sobre extensão e frequência lexical das palavras no português brasileiro.
Foi realizado um pequeno estudo piloto para verificar se os estímulos estavam adequados. Participaram quatro crianças (3 meninas, de 8 a 12 anos), falantes nativas do português brasileiro, sem repetência escolar, doenças neurológicas e psiquiátricas. Os resultados levaram a reformulações das figuras (professor, salada, macarrão, escola, manta, jarra cheia e vazia).
Fez-se a definição da representação do conteúdo/domínio com consulta a juízes especialistas, ou seja, a validade de conteúdo ocorreu após a construção dos itens, tarefas e manuais. Os juízes, recrutados por conveniência, preencheram o roteiro de análise de itens quanto às variáveis: abrangência, especificidade, aplicabilidade e pontuação (1= “muito ruim” a 5= “muito bom”). Participaram 6 psicólogos, experts em construção de instrumentos ou em avaliação neuropsicológica.
As sugestões analisadas por análise de conteúdo e por frequência. As contribuições mais relevantes foram: inserção no cabeçalho informações sobre dominância manual e experiência com atividades equestres; mudanças em orientação; inserção de praxias; alterações em pontuação e em instruções de tarefas.
Palavras-chave: Avaliação Psicológica, Neuropsicologia, Equoterapia |